Composições polimodais e politonais para violão : cada corda como um instrumento distinto
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este memorial apresenta um percurso de vivências musicais voltadas à composição durante o Mestrado em Música, na área de Composição Musical, da UFRGS. Estruturado em cinco capítulos, o trabalho aborda, de forma cronológica, um processo de experimentação e reflexão musical do autor. Inicialmente, contextualiza as práticas composicionais anteriores ao programa, seguido pela descrição de como a familiarização com materiais modais e formas composicionais presentes na coleção Mikrokosmos, de Béla Ba ...
Este memorial apresenta um percurso de vivências musicais voltadas à composição durante o Mestrado em Música, na área de Composição Musical, da UFRGS. Estruturado em cinco capítulos, o trabalho aborda, de forma cronológica, um processo de experimentação e reflexão musical do autor. Inicialmente, contextualiza as práticas composicionais anteriores ao programa, seguido pela descrição de como a familiarização com materiais modais e formas composicionais presentes na coleção Mikrokosmos, de Béla Bartók, favoreceu a fricção entre materiais modais, polimodais e politonais com gêneros musicais sul-americanos. O memorial também apresenta a formatação de um processo composicional baseado na determinação prévia das alturas a serem utilizadas, na escolha do instrumento de execução das peças e na sistematização de uma ferramenta de apoio à criação de novas músicas. Por fim, apresenta maneiras de expansão dessa abordagem através da aplicação para outras instrumentações, da utilização do vocabulário musical adquirido e do emprego de possibilidades sonoras dentro da música tonal de caráter regional. ...
Abstract
This memorial presents a trajectory of musical experiences focused on composition during the Master’s degree in Music, in the area of Musical Composition, at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Structured in five chapters, the work chronologically addresses the author’s process of musical experimentation and reflection. It begins by contextualizing the compositional practices prior to the program, followed by a description of how familiarization with modal materials and composi ...
This memorial presents a trajectory of musical experiences focused on composition during the Master’s degree in Music, in the area of Musical Composition, at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Structured in five chapters, the work chronologically addresses the author’s process of musical experimentation and reflection. It begins by contextualizing the compositional practices prior to the program, followed by a description of how familiarization with modal materials and compositional forms present in Béla Bartók’s Mikrokosmos collection fostered the interplay between modal, polymodal, and polytonal materials with South American musical genres. The memorial also presents the structuring of a compositional process based on the prior determination of pitch materials, the choice of the instrument for the performance of the pieces, and the systematization of a tool to support the creation of new works. Finally, it proposes ways to expand this approach through its application to other instrumentations, the use of the acquired musical vocabulary, and the exploration of sonic possibilities within tonality of regional character. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música - área de concentração : Composição.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (3049)Música (436)
Este item está licenciado na Creative Commons License


