Princípios atitudinais para práticas pedagógicas em Educação Musical com adultos com deficiência intelectual
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este artigo é parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Inclusiva, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Teve como objetivo levantar princípios que no2 rteassem a prática pedagógica musical com pessoas com deficiência intelectual, discentes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia utilizada foi a pesquisa cartográfica, traduzida em Costa (2014). Com base nesse estudo, chegamos a Gai e Kroth (2022), por meio ...
Este artigo é parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Inclusiva, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Teve como objetivo levantar princípios que no2 rteassem a prática pedagógica musical com pessoas com deficiência intelectual, discentes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia utilizada foi a pesquisa cartográfica, traduzida em Costa (2014). Com base nesse estudo, chegamos a Gai e Kroth (2022), por meio da análise de 03 exemplares de documentações pedagógicas (Anamnese de aula), à luz de referenciais teóricos como Freire (2020) e Louro (2012, 2018), dos meus escritos e registros pessoais de leitura e planejamento. Os resultados apontam que a postura pedagógica inclusiva deve pautar-se pelo sentimento da alegria, pela eticidade, pelo respeito à dignidade e à própria autonomia do educando, e também pela possibilidade de criação e confecção dos materiais adaptativos para promover a prática instrumental dos estudantes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado.
Coleções
-
Ciências Humanas (2041)
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