A atuação do(a) professor(a) de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção de uma escola comum Inclusiva
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo discute, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a relevância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção de uma escola comum inclusiva, conforme preveem as legislações brasileiras e os princípios de equidade e justiça social. A atuação do(a) professor(a) do AEE é apresentada como um elo entre sujeitos e saberes, indo além do atendimento individualizado, ao articular ações pedagógicas, afetivas e intersetoriais, que garantam o direito à aprendizagem de estudantes pú ...
Este artigo discute, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a relevância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção de uma escola comum inclusiva, conforme preveem as legislações brasileiras e os princípios de equidade e justiça social. A atuação do(a) professor(a) do AEE é apresentada como um elo entre sujeitos e saberes, indo além do atendimento individualizado, ao articular ações pedagógicas, afetivas e intersetoriais, que garantam o direito à aprendizagem de estudantes público da educação especial. Embora os dados nacionais apontem o aumento do acesso desses estudantes à escola comum, o desafio da permanência com qualidade ainda persiste, exigindo práticas pedagógicas que respeitem as singularidades e promovam a participação de todos. Nesse cenário, destacam-se ferramentas como o Plano Educacional Individualizado (PEI) e os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que orientam intervenções colaborativas e acessíveis. Exemplos concretos apresentados, como os casos do estudante “Sonhador” e da aluna “Comunicativa”, revelam o potencial transformador da inclusão quando vivida no cotidiano escolar com intencionalidade, escuta e valorização das potencialidades. O artigo reforça que a inclusão não é tarefa isolada do AEE, mas responsabilidade coletiva que envolve a comunidade escolar e sociedade como um todo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado.
Coleções
-
Ciências Humanas (2041)
Este item está licenciado na Creative Commons License


