GRAFAR : formação, aproximação política (PT) e representações do neoliberalismo (1988-2004)
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo abordar parte da história da GRAFAR (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) no que tange a sua aproximação com o Partido dos Trabalhadores entre os anos de 1992 e 2004. Fundada em 1988, a Associação estabeleceu parceria com as administrações petistas em nível municipal e estadual em eventos artísticos pautados na linguagem do humor gráfico nas expressões da charge, caricatura e cartum. Analisaremos quatorze destes eventos: do I ao XII Salão Internacional de ...
Esta dissertação tem por objetivo abordar parte da história da GRAFAR (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) no que tange a sua aproximação com o Partido dos Trabalhadores entre os anos de 1992 e 2004. Fundada em 1988, a Associação estabeleceu parceria com as administrações petistas em nível municipal e estadual em eventos artísticos pautados na linguagem do humor gráfico nas expressões da charge, caricatura e cartum. Analisaremos quatorze destes eventos: do I ao XII Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (SIDI: 1992 – 2004) e as exposições catalogadas “Humores nunca dantes navegados: o descobrimento na visão dos cartunistas do RS” (2000) e o “O Cartum no I Fórum Social Mundial (FSM): Davos, tô Fórum” (2001), ambas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. No primeiro capítulo, abordaremos parte da história do humor gráfico gaúcho por meio de charges e cartuns da exposição “Humor a dar com pau: charge gaúcha x ditadura”. Eles ilustram a produção gaúcha desde os anos 1964 e constituem parte da influência gráfica que culminou com a formação da GRAFAR em 1988. Fazendo uso das ferramentas metodológicas da História Oral, verificaremos versões sobre a formação da associação e os primeiros contatos com as administrações petistas no município. No segundo capítulo, aprofundaremos a análise das parcerias GRAFAR-poder público através de alguns de seus intermediários como Edgar Vasques, Santiago, Eugênio Neves, Margarete Moraes. Mantendo o uso das fontes orais em cruzamento com os catálogos dos eventos e a documentação disponível, analisaremos as exposições de 2000 e 2001 bem como doze edições do SIDI, entre 1992 e 2004. Nesse ano, findam as administrações petistas no município, e o Salão passa a ser amparado por lei municipal. No capítulo final, verificaremos a interface entre humor gráfico e política mediante as representações selecionadas, produzidas, expostas e catalogadas oriundas da aproximação GRAFAR com o poder público. Verificando a recorrência de temas correlatos ao neoliberalismo, tipificamos sua representação em categorias: governantes (FHC, Collor e Brito), neoliberalismo, Tio Sam, FMI, globalização, riqueza e pobreza, privatizações, trabalho e salário. A partir daí, realizaremos uma leitura iconográfica das imagens onde se identificam similitudes que, mais uma vez, evidenciam a aproximação do Partido com a Associação no que tange à pauta e ao posicionamento sobre determinados temas políticos. ...
Abstract
This thesis’ objective is to present part of the history of GRAFAR (the Associate Graphic Artists of Rio Grande do Sul), concerning its close relation to the Workers’ Party (PT) between the years 1992 and 2004. Founded in 1988, the association has established partnership with this party’s administration in municipal and state levels in artistic events which discussed the humorous language used in the graphic art in expressions from cartoons, including the editorial or political ones, and carica ...
This thesis’ objective is to present part of the history of GRAFAR (the Associate Graphic Artists of Rio Grande do Sul), concerning its close relation to the Workers’ Party (PT) between the years 1992 and 2004. Founded in 1988, the association has established partnership with this party’s administration in municipal and state levels in artistic events which discussed the humorous language used in the graphic art in expressions from cartoons, including the editorial or political ones, and caricatures. We will analyze fourteen of these events: from the I to the XII International Exhibition of Drawing for the Press in Porto Alegre (SIDI: 1992 – 2004) and the exhibitions catalogued as “Humors Never Before Explored: discovery from the point of view of cartoonists in Rio Grande do Sul” (2000) and “The Cartoon in the I World Social Forum (WSF): Davos, tô Fórum” (2001), both in partnership with the State Secretariat for Culture. In the first chapter, we will present part of the history of humor in the graphic art produced in Rio Grande do Sul by analyzing political cartoons from the exhibit “Humor Aplenty: Rio Grande do Sul’s political cartoons versus dictatorship”. They illustrate the states production in this area since 1964 and constitute part of the graphic art’s influence which has culminated with the formation of GRAFAR in 1988. By making use of the methodological tools from Oral History, we will verify versions of the formation of this association and the first contact it has had with the Workers’ Party local administrations. In the second chapter, we will further explore the analysis of the partnerships between GRAFAR and the public power through some intermediaries such as Edgar Vasques, Santiago, Eugênio Neves and Margarete Moraes. By focusing on the use of oral sources in its relation with the catalogues from events and the available documentation, we will investigate the 2000 and 2001’s exhibits, as well as twelve editions of SIDI, between 1992 and 2004. This year, the current political party’s local administrations change and the Exhibit will be supported by municipal law. In the final chapter, we will verify the interface between the humor used in graphic art and politics, through representations selected, produced, exhibited and catalogued due to the partnership between GRAFAR and the public power. We will typify the representation of some themes correlate to neoliberal ideas by verifying its recurrence in: governors (Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor and Antônio Britto), neoliberalism, Uncle Sam, the International Monetary Fund, globalization, wealth and poverty, privatizations, work and salary. From this point on, we will present an iconographic reading of images where certain singularities have become evident, which, once again, corroborate the approximation of the political party with the association, concerning its agenda and position relative to specific political topics. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7921)História (704)
Este item está licenciado na Creative Commons License


