Especificidades do gênero feminino atreladas ao uso de substâncias psicoativas : desenvolvimento de um material didático para a atuação profissional
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: Historicamente, pessoas com necessidades relacionadas ao uso de substâncias psicoativas sofrem diferentes formas de preconceito. Com o público feminino, a discriminação e os julgamentos tornam-se ainda mais relevantes, pois as mulheres são mais estigmatizadas e marginalizadas socialmente em comparação aos homens. Durante o atendimento de mulheres que usam substâncias psicoativas, as especificidades de gênero devem ser consideradas, pois facilitam a vinculação das mesmas ao tratament ...
Introdução: Historicamente, pessoas com necessidades relacionadas ao uso de substâncias psicoativas sofrem diferentes formas de preconceito. Com o público feminino, a discriminação e os julgamentos tornam-se ainda mais relevantes, pois as mulheres são mais estigmatizadas e marginalizadas socialmente em comparação aos homens. Durante o atendimento de mulheres que usam substâncias psicoativas, as especificidades de gênero devem ser consideradas, pois facilitam a vinculação das mesmas ao tratamento, porém existem poucos estudos sobre o assunto. Objetivo: Compreender as especificidades do gênero feminino atreladas ao processo de cuidado junto a mulheres que fazem uso de substâncias psicoativas, com vistas ao desenvolvimento de um material didático em formato de cartilha que auxilie profissionais de saúde no atendimento a esse público. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 mulheres que estão realizando tratamento em um Ambulatório de Psiquiatria de Adições e 5 profissionais de saúde que atuam nesse serviço especializado. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise baseou-se na análise de conteúdo, com elaboração de categorias temáticas, de acordo com os objetivos propostos. Resultados: Foram identificadas, por meio desta pesquisa, as principais características de mulheres que usam substâncias psicoativas, atitudes profissionais que potencializam o vínculo das mulheres aos serviços de saúde e possíveis intervenções que vão ao encontro de suas necessidades. O material didático desenvolvido aborda tópicos sobre políticas públicas, características de mulheres que fazem uso de SPAs, impactos do estigma, preconceito e machismo, e aponta caminhos possíveis para uma atuação profissional que seja sensível às necessidades de saúde das mulheres, com suas especificidades. Conclusão: Desafios vivenciados por mulheres frequentemente se tornam barreiras de acesso ao cuidado em saúde e à sua continuidade, reforçando a necessidade da capacitação dos serviços e profissionais para reconhecer e considerar as singularidades que atravessam a experiência das mulheres, considerando não só o uso das substâncias psicoativas, mas também o processo de determinação social de saúde e doença que perpassa as suas trajetórias de vida. A cartilha desenvolvida contribuirá para o trabalho de profissionais de diferentes áreas, atuando especialmente no Sistema Único de Saúde, para melhor acolher mulheres com histórico de uso de substâncias psicoativas. ...
Abstract
Introduction: Historically, individuals with needs related to the use of psychoactive substances have experienced various forms of stigma and discrimination. In the case of women, such prejudice becomes even more pronounced, as they are often more heavily stigmatized and socially marginalized than men. In the care of women who use psychoactive substances, gender-specific aspects must be taken into account, as they can facilitate treatment engagement; however, there are few studies addressing th ...
Introduction: Historically, individuals with needs related to the use of psychoactive substances have experienced various forms of stigma and discrimination. In the case of women, such prejudice becomes even more pronounced, as they are often more heavily stigmatized and socially marginalized than men. In the care of women who use psychoactive substances, gender-specific aspects must be taken into account, as they can facilitate treatment engagement; however, there are few studies addressing this issue. Objective: To understand the gender-specific aspects involved in the care process of women who use psychoactive substances, aiming at the development of an educational booklet to assist health professionals in providing care to this population. Methodology: This is a qualitative, exploratory study. Semi-structured interviews were conducted with four women undergoing treatment at a specialized Outpatient Clinic for Addiction Psychiatry, as well as five healthcare professionals working in this setting. The interviews were recorded, transcribed, and analyzed using content analysis, with thematic categories constructed based on the study objectives. Results: The research identified key characteristics of women who use psychoactive substances, professional attitudes that enhance women's engagement with healthcare services, and potential interventions that address their specific needs. The educational booklet developed includes topics such as public policies, characteristics of women who use psychoactive substances, the impacts of stigma, prejudice, and sexism, and proposes practical approaches for professional practice that is sensitive to women's health needs. Conclusion: The challenges faced by women often become barriers to accessing and continuing healthcare, reinforcing the need for services and professionals to be trained to recognize and address the unique experiences that shape women's lives. This includes not only substance use but also the broader social determinants of health and illness. The booklet developed in this study will support professionals from various fields—particularly those working within the Brazilian Unified Health System (SUS)—in providing more welcoming and gender-sensitive care to women with a history of psychoactive substance use. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9620)Ensino na Saúde (160)
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