Criar e compreender na programação: análise sobre mobilização e construção de conceitos matemáticos por alunos do 5° ano
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar os processos do Fazer e Compreender na aprendizagem de conceitos matemáticos durante a atividade de programação no software Scratch. Para isso, foram utilizadas a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget - em especial sobre o Fazer e Compreender e a Tomada de Consciência - e as ideias de Papert e Resnick sobre a programação. Para desenvolver a pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizado e analisado um experimento com três duplas de ...
Este trabalho tem como objetivo principal analisar os processos do Fazer e Compreender na aprendizagem de conceitos matemáticos durante a atividade de programação no software Scratch. Para isso, foram utilizadas a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget - em especial sobre o Fazer e Compreender e a Tomada de Consciência - e as ideias de Papert e Resnick sobre a programação. Para desenvolver a pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizado e analisado um experimento com três duplas de estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental em que foram propostas três atividades de programações no Scratch: cartas de desafio, programações incompletas e a construção de um jogo. Inspirado nas ideias propostas pelo Método Clínico de Piaget, foram realizadas intervenções com estes alunos durante o processo de programação, a fim de desvendar e compreender seus pensamentos e analisar como ocorreram os processos do Criar e Compreender na aprendizagem de conceitos matemáticos. Durante a programação, observou-se a necessidade de utilizar alguns conceitos matemáticos na construção dos projetos e para pensar em estratégias para atingir os objetivos propostos pelos estudantes. Estes conceitos matemáticos mostraram-se com mais frequência no nível da ação e, em alguns momentos, no nível da compreensão, evidenciando o caminho natural do Criar e Compreender. Observamos que os estudantes mobilizaram conceitos matemáticos de maneira natural, utilizando esses conceitos durante a programação nas três etapas. A partir da pesquisa, evidenciamos o Scratch como um objeto-de-pensar-com, que permitiu a mobilização de conceitos lógico-matemáticos a partir dos interesses dos alunos. As intervenções foram importantes para o acompanhamento dos pensamentos dos alunos e na compreensão dos processos de Criar, Fazer e Compreender no ambiente de programação do Scratch. ...
Abstract
The main objective of this work is to analyze the Make and Understand processes in the learning of mathematical concepts during programming activities in the Scratch software. For this purpose, Jean Piaget's theory of cognitive development was used - especially on Make and Understand and Grasp of Consciousness - and Papert and Resnick's ideas on programming. To develop the qualitative research, an experiment was conducted and analyzed with three pairs of 5th grade elementary school students in ...
The main objective of this work is to analyze the Make and Understand processes in the learning of mathematical concepts during programming activities in the Scratch software. For this purpose, Jean Piaget's theory of cognitive development was used - especially on Make and Understand and Grasp of Consciousness - and Papert and Resnick's ideas on programming. To develop the qualitative research, an experiment was conducted and analyzed with three pairs of 5th grade elementary school students in which three programming activities were proposed in Scratch: challenge cards, incomplete programming and the construction of a game. Inspired by the ideas proposed by Piaget's Clinical Method, interventions were carried out with these students during the programming process, in order to uncover and understand their thoughts and analyze how the Doing and Understanding processes occurred in the learning of mathematical concepts. During programming, we observed the need to use some mathematical concepts in the construction of projects and to think of strategies to achieve the objectives proposed by the students. These mathematical concepts were more frequently shown at the action level and, at times, at the understanding level, evidencing the natural path of Create and Understand. We observed that the students mobilized mathematical concepts in a natural way, using these concepts during programming in the three stages. Based on the research, we highlighted Scratch as an object-to-think-with, which allowed the mobilization of logical-mathematical concepts based on the students' interests. The interventions were important for monitoring the students' thoughts and understanding the processes of Create, Make and Understand in the Scratch programming environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2695)Ensino de Matemática (217)
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