iUXRV : um questionário padronizado em português brasileiro para avaliação de experiência de usuário em realidade virtual imersiva
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Data
2025Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
iUXRV : a standardized questionnaire in Brazilian Portuguese for assessing the User Experience in immersive virtual reality environments
Resumo
Conforme a Realidade Virtual (RV) imersiva vem se popularizando por meio de dispositivos mais baratos e de melhor qualidade, profissionais e pesquisadores adotam diferentes estratégias de avaliação para essas tecnologias. Os questionários padronizados, instrumentos projetados para uso recorrente, estão entre as alternativas mais usadas para avaliar a Experiência de Usuário (UX) que envolve as percepções e respostas dos usuários resultantes do uso ou da expectativa do uso de um produto. Nesse co ...
Conforme a Realidade Virtual (RV) imersiva vem se popularizando por meio de dispositivos mais baratos e de melhor qualidade, profissionais e pesquisadores adotam diferentes estratégias de avaliação para essas tecnologias. Os questionários padronizados, instrumentos projetados para uso recorrente, estão entre as alternativas mais usadas para avaliar a Experiência de Usuário (UX) que envolve as percepções e respostas dos usuários resultantes do uso ou da expectativa do uso de um produto. Nesse contexto, há uma escassez de instrumentos específicos para avaliação da UX em aplicações de RV imersiva no Brasil e também lacunas em modelos teóricos de UX para RV que dificultam sua generalização e seu uso na criação de novos questionários. Assim, o objetivo dessa tese é a criação de um novo questionário para avaliação de UX denominado índice de Experiência de Usuário em Realidade Virtual imersiva (iUXRV) apoiado por um modelo teórico de UX. Estudos de modelos teóricos existentes viabilizaram a estruturação de um modelo para UX em RV imersiva inspirado no framework de Componentes de Experiência de Usuário (CUE), contendo os componentes de Usabilidade, Estética, Presença, VR sickness e Emoções. Ainda, revisões de questionários padronizados na área de UX e RV guiaram a identificação de questionários para um processo de análise de conteúdo. A partir de uma coleção de itens significativos e agrupados em componentes do modelo teórico, um grupo de juízas apoiou o processo de seleção dos itens mais adequados que, por sua vez, foram ajustados em um estudo piloto e organizados na versão preliminar do iUXRV. Outro estudo mais amplo com 77 participantes viabilizou coletar 154 amostras do questionário preenchido que foram analisadas por meio de Modelagem de Equações Estruturais usando Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM) com base em um modelo de medição reflexivo-formativo. As análises psicométricas do questionário possibilitaram identificar os componentes mais adequados e os indicadores mais relevantes para os modelos, resultando em evidências de validade e estimativas de fidedignidade que oferecem apoio adequado à interpretação dos escores. As principais contribuições obtidas incluem o questionário iUXRV com 25 itens e instruções de uso, a validação do modelo que destaca os componentes de Estética e Emoções como não negligenciáveis no contexto de UX em RV imersiva, a identificação da contribuição indireta de VR sickness sobre a experiência geral e os procedimentos metodológicos detalhados para criação e avaliação de novos questionários. ...
Abstract
As immersive Virtual Reality (VR) becomes more popular due to more affordable and better devices, professionals and researchers have adopted various strategies to evaluate these technologies. Among the most commonly used approaches are standardized questionnaires—tools designed for repeated use—to assess User Experience (UX), which encompasses users’ perceptions and responses resulting from product use or anticipated use. In this context, there is a scarcity of instruments specifically designed ...
As immersive Virtual Reality (VR) becomes more popular due to more affordable and better devices, professionals and researchers have adopted various strategies to evaluate these technologies. Among the most commonly used approaches are standardized questionnaires—tools designed for repeated use—to assess User Experience (UX), which encompasses users’ perceptions and responses resulting from product use or anticipated use. In this context, there is a scarcity of instruments specifically designed to assess UX in immersive VR applications in Brazil, as well as theoretical gaps in UX models for VR that hinder their generalization and use in developing new questionnaires. Therefore, this dissertation aims to develop a new questionnaire for assessing UX, called the index of User Experience in immersive Virtual Reality (iUXRV), supported by a theoretical UX model. A review of existing theoretical models enabled structuring a UX model for immersive VR, inspired by the Components of User Experience (CUE) framework, including the components of Usability, Aesthetics, Presence, VR sickness, and Emotions. Furthermore, reviews of standardized questionnaires in UX and VR guided the identification of instruments for a content analysis process. Based on a collection of meaningful items grouped according to the components of the theoretical model, a panel of experts supported the selection of the most appropriate items, which were refined in a pilot study and compiled into the preliminary version of the iUXRV. A broader study involving 77 participants generated 154 completed questionnaires, which were analyzed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) based on a reflective-formative measurement model. Psychometric analyses of the questionnaire identified the most suitable components and the most relevant indicators for the models, resulting in evidence of validity and reliability estimates that provide solid support for interpreting the scores. The main contributions of this research include the 25-item iUXRV questionnaire and its usage guidelines; validation of the model that emphasizes Aesthetics and Emotions as significant components in the context of UX in immersive VR; identification of the indirect contribution of VR sickness to overall experience; and detailed methodological procedures for developing and evaluating new questionnaires. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Coleções
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Ciências Exatas e da Terra (5308)Computação (1814)
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