Educação ambiental crítica : sequência didática com ênfase em racismo ambiental e resíduos sólidos
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Data
2025Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação investiga como diferentes práticas pedagógicas podem contribuir para a Educação Ambiental Crítica no Ensino Médio, a partir da problemática relacionada à necessidade de incentivar abordagens críticas e contextualizadas, acerca de temáticas importantes, como Resíduos Sólidos, Consumismo e Racismo Ambiental. Neste sentido, o objetivo principal foi analisar as potencialidades de uma Sequência Didática, fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos, para sensibilização sobre a t ...
A presente dissertação investiga como diferentes práticas pedagógicas podem contribuir para a Educação Ambiental Crítica no Ensino Médio, a partir da problemática relacionada à necessidade de incentivar abordagens críticas e contextualizadas, acerca de temáticas importantes, como Resíduos Sólidos, Consumismo e Racismo Ambiental. Neste sentido, o objetivo principal foi analisar as potencialidades de uma Sequência Didática, fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos, para sensibilização sobre a temática dos Resíduos Sólidos. Para tal, foram definidas diferentes abordagens pedagógicas como estudo de caso, produção de fotografia documental, uso de vídeos, jogo no formato de quiz e atividades artísticas com materiais recicláveis, todas buscando favorecer a reflexão crítica e o engajamento dos estudantes com as questões socioambientais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual no município de São Leopoldo, RS. Ao todo, a sequência didática teve sete aulas implementadas em três turmas de segundo ano do ensino médio, no ano de 2024, totalizando 56 participantes. A coleta de dados envolveu observação participante, pesquisa de opinião e análise das diferentes produções dos estudantes. Os resultados construídos a partir da Análise de Conteúdo revelaram que inicialmente os estudantes apresentavam lacunas no aprendizado destes conteúdos, entretanto ao longo do Sequência Didática conseguiram ampliar sua percepção sobre o consumismo ao produzirem reflexões individuais destacando o ciclo “vicioso” do consumo, também demonstraram um aprofundamento nos conhecimentos acerca do destino e o impacto dos resíduos sólidos urbanos avaliado em discussões e produções escritas. Ainda, os estudantes puderam reconhecer situações de injustiça ambiental associadas às questões socioambientais a partir de um estudo de caso. Pode-se concluir que o conjunto de práticas pedagógicas utilizadas na sequência didática proposta, aliadas a uma abordagem crítica da educação ambiental, permitiram promover um maior envolvimento dos estudantes, potencializando a escola como espaço de formação para a cidadania e justiça socioambiental ...
Abstract
This dissertation investigates how different pedagogical practices can contribute to Critical Environmental Education in high school, based on the issue related to the need to encourage critical and contextualized approaches to important topics such as Solid Waste, Consumerism, and Environmental Racism. In this regard, the main objective was to analyze the potential of a Didactic Sequence, grounded in the Three Pedagogical Moments, to raise awareness about the theme of Solid Waste. For this pur ...
This dissertation investigates how different pedagogical practices can contribute to Critical Environmental Education in high school, based on the issue related to the need to encourage critical and contextualized approaches to important topics such as Solid Waste, Consumerism, and Environmental Racism. In this regard, the main objective was to analyze the potential of a Didactic Sequence, grounded in the Three Pedagogical Moments, to raise awareness about the theme of Solid Waste. For this purpose, various pedagogical approaches were defined, including case studies, documentary photography production, the use of videos, a quiz-style game, and artistic activities using recyclable materials—all aimed at fostering critical reflection and student engagement with socio-environmental issues. The research adopts a qualitative approach and was conducted in a public high school of the state education network in the municipality of São Leopoldo, RS, Brazil. In total, the didactic sequence comprised seven lessons implemented across three second-year high school classes in 2024, totaling 56 participants. Data collection involved participant observation, opinion surveys, and analysis of students' various productions. The results, built through Content Analysis, revealed that, initially, students showed learning gaps regarding these topics. However, throughout the Didactic Sequence, they were able to broaden their understanding of consumerism by producing individual reflections that highlighted the vicious cycle of consumption. They also demonstrated deeper knowledge of the fate and impact of urban solid waste, as evidenced by discussions and written productions. Moreover, they recognized situations of environmental injustice associated with socio-environmental issues through the analysis of a case study. It can be concluded that the set of pedagogical practices employed in the didactic sequence, combined with a critical approach to environmental education, can promote greater student engagement, enhancing the role of the school as a space for the development of citizenship and socio-environmental justice. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Química.
Coleções
-
Ciências Exatas e da Terra (5340)Química (940)
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