O papel de médicos generalistas na atenção primária à saúde mental : educação permanente como instrumento de qualificação
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: A Atenção Primária à Saúde está em uma posição central na Rede de Atenção Psicossocial e é a porta de entrada para grande parte das demandas em saúde mental no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar como os médicos da Atenção Primária à Saúde lidam com as demandas de saúde mental em um município do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. Especificamente, buscou-se compreender a confiança dos médicos para atuarem na atenção à saúde mental da população sob sua responsabilidade. ...
Introdução: A Atenção Primária à Saúde está em uma posição central na Rede de Atenção Psicossocial e é a porta de entrada para grande parte das demandas em saúde mental no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar como os médicos da Atenção Primária à Saúde lidam com as demandas de saúde mental em um município do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. Especificamente, buscou-se compreender a confiança dos médicos para atuarem na atenção à saúde mental da população sob sua responsabilidade. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa que se caracterizou como de ação-intervenção com abordagem qualitativa. Dos vinte médicos generalistas que atuam na Atenção Primária à Saúde no cenário do estudo, nove aceitaram participar após convite individual feito via rede social WhatsApp. Os grupos focais duraram em torno de uma hora e foram gravados e transcritos para análise. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva. Resultados: As análises das práticas discursivas dos participantes permitiram identificar eixos temáticos que merecem a atenção das políticas de organização da saúde mental na Atenção Primária à Saúde: 1) Acolhimento das demandas - dificuldades na identificação precoce do sofrimento psíquico, especialmente quando os sintomas se apresentam de forma indireta ou somatizados; 2) Acesso e continuidade do cuidado - gostariam de maior articulação com os serviços da Rede de Atenção Saúde mental; 3) Práticas terapêuticas e multiprofissionalidade - centralização de suas condutas na medicalização apesar de reconhecerem a importância da abordagem multiprofissional; 4) Protocolos de referência e contrarreferência - criação de protocolos que facilitem a articulação dos pacientes entre os diferentes níveis de atenção; 5) Educação Permanente em saúde e Matriciamento - ampliar investimentos e fortalecer processos de qualificações direcionadas à saúde mental. Considerações finais: A pesquisa propõe ações no âmbito da Educação Permanente em Saúde e visa uma maior autonomia dos médicos na abordagem da saúde mental, bem como um cuidado integrado e compartilhado entre os serviços. Produto: O produto técnico derivado deste estudo é o site intitulado “Saúde Mental na APS: estratégias, reflexões e práticas”, desenvolvido na plataforma digital Google Sites para a disseminação do conhecimento gerado na pesquisa. ...
Abstract
Introduction: Primary Health Care occupies a central position in the Psychosocial Care Network and serves as the main entry point for a significant portion of mental health demands within Brazil’s Unified Health System. Objective: To analyze how PHC physicians manage mental health demands in a municipality located in the Vale do Rio dos Sinos region, in the state of Rio Grande do Sul. Specifically, the study sought to understand the physicians’ confidence in addressing the mental health needs o ...
Introduction: Primary Health Care occupies a central position in the Psychosocial Care Network and serves as the main entry point for a significant portion of mental health demands within Brazil’s Unified Health System. Objective: To analyze how PHC physicians manage mental health demands in a municipality located in the Vale do Rio dos Sinos region, in the state of Rio Grande do Sul. Specifically, the study sought to understand the physicians’ confidence in addressing the mental health needs of the population under their care. Methodology: This was an action-research study with a qualitative approach. Twenty general practitioners working in PHC in the selected municipality were invited to participate in two focus groups. Nine accepted the invitation, which was made individually via the WhatsApp social network. The focus groups lasted approximately one hour and were recorded and transcribed for analysis. The data were interpreted using Discursive Textual Analysis. Results: The analysis of participants’ discourse practices revealed thematic axes that deserve attention from mental health policy planning within PHC: 1) Reception of demands – difficulties in the early identification of psychological distress, especially when symptoms appear indirectly or in somatized form; 2) Access and continuity of care – desire for stronger coordination with services within the Psychosocial Care Network; 3) Therapeutic practices and multiprofessionality – reliance on pharmacological approaches, despite acknowledgment of the importance of a multiprofessional perspective; 4) Referral and counter-referral protocols – need for protocols that facilitate patient coordination between different levels of care; 5) Permanent Education in Health and matrix support – the need to expand investments and strengthen qualification processes related to mental health care. Final considerations: The study proposes actions within the scope of Permanent Education in Health, aiming to foster greater autonomy among physicians in addressing mental health and to promote more integrated and collaborative care between services. Product: The technical product resulting from this study is a website entitled “Saúde Mental na APS: estratégias, reflexões e práticas” (“Mental Health in PHC: Strategies, Reflections, and Practices”), developed on the Google Sites platform to disseminate the knowledge produced by the research. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9620)Ensino na Saúde (160)
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