Os ambientes de aprendizagem inovadores (ILEs) : um panorama das discussões internacionais
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O avanço de discussões sobre metodologias ativas e aprendizagens para o século XXI tem ensejado o aparecimento de novos espaços em algumas escolas brasileiras, geralmente com mobiliário flexível, narrados como inovadores. No panorama internacional, o interesse pelos espaços de aprendizagem e o crescente incentivo de políticas públicas advogando por uma educação centrada no aluno vêm impulsionando investigações sobre os Ambientes de Aprendizagem Inovadores (ILEs). Considerando essas discussões, ...
O avanço de discussões sobre metodologias ativas e aprendizagens para o século XXI tem ensejado o aparecimento de novos espaços em algumas escolas brasileiras, geralmente com mobiliário flexível, narrados como inovadores. No panorama internacional, o interesse pelos espaços de aprendizagem e o crescente incentivo de políticas públicas advogando por uma educação centrada no aluno vêm impulsionando investigações sobre os Ambientes de Aprendizagem Inovadores (ILEs). Considerando essas discussões, esta pesquisa objetivou identificar quais são os principais argumentos favoráveis à necessidade de Ambientes de Aprendizagem Inovadores (ILEs) nas escolas em publicações no panorama internacional. Três objetivos específicos guiaram a pesquisa: 1) Identificar os pesquisadores mais influentes no panorama internacional nas discussões sobre os ILEs; 2) Identificar características de ambientes de aprendizagem considerados inovadores; e 3) Relacionar as mudanças sugeridas para os espaços de sala de aula a benefícios esperados na aprendizagem. O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Como estratégia metodológica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, localizando em três bases de dados os dois pesquisadores mais citados, a partir das entradas “innovative learning environments” e “ambientes de aprendizagem inovadores”. Terry Byers e Neuza Pedro foram identificados como os pesquisadores mais citados nesse campo de estudo. Para compor a empiria, foram selecionados artigos que investigaram as evidências de impacto positivo dos ILEs na aprendizagem, especificamente estudos de caso que analisavam o efeito da transição de salas de aula tradicionais para ILEs, sendo 3 artigos de Byers e 2 de Pedro. Além disso, foram selecionados estudos que evidenciavam a perspectiva teórica dos autores em relação aos ILEs, sendo 1 de Terry Byers e 2 de Neuza Pedro. Compuseram os resultados da pesquisa o mapeamento dos principais argumentos favoráveis aos ILEs, localizados nas publicações selecionadas, com especial destaque às evidências de impacto positivo nas aprendizagens, mensuradas em pesquisas de estudo de caso. O referencial teórico conta com contribuições de Antônio Nóvoa para dialogar com os dados e argumentos apontados por Terry Byers e Neuza Pedro. Os resultados destacaram como principais argumentos favoráveis aos ILEs nas escolas enfatizam o seu papel de possibilitar a aplicação de múltiplas abordagens pedagógicas, especialmente metodologias ativas. Os estudos de caso sobre a transição para ILEs evidenciaram maiores índices de comunicação e colaboração entre os estudantes, devido à facilidade e praticidade de reconfigurar o mobiliário para trabalhar em pequenos grupos. O deslocamento do ensino centrado na instrução do professor para o ensino centrado no aumento da autonomia do estudante também foi observado. Além disso, ILEs foram associados a uma maior incidência de atividades que envolveram competências cognitivas de ordem superior da Taxonomia de Bloom, atingindo o seu objetivo de promover aprendizagem profunda. O estudo conclui com uma problematização dos resultados da pesquisa em relação ao contexto de infraestrutura precária das escolas públicas, especialmente da rede estadual do Rio Grande do Sul. ...
Abstract
The advancement of discussions surrounding active methodologies and 21st-century learning has led to the emergence of new spaces in some Brazilian schools, often characterized by flexible furniture and described as innovative. Internationally, interest in learning spaces and the growing encouragement of public policies advocating for student-centered education have driven research into Innovative Learning Environments (ILEs). Considering these discussions, this research aimed to identify the ma ...
The advancement of discussions surrounding active methodologies and 21st-century learning has led to the emergence of new spaces in some Brazilian schools, often characterized by flexible furniture and described as innovative. Internationally, interest in learning spaces and the growing encouragement of public policies advocating for student-centered education have driven research into Innovative Learning Environments (ILEs). Considering these discussions, this research aimed to identify the main arguments supporting the need for Innovative Learning Environments (ILEs) in schools, based on publications in the international landscape. Three specific objectives guided the research: 1) Identify the most influential researchers in the international landscape concerning ILEs discussions; 2) Identify characteristics of learning environments considered innovative; and 3) Relate suggested changes for classroom spaces to expected learning benefits. The study is a descriptive research with a qualitative approach. As a methodological strategy, bibliographic research was used, locating the two most cited researchers in three databases, using the search terms "innovative learning environments" and "ambientes de aprendizagem inovadores". Terry Byers and Neuza Pedro were identified as the most-cited scholars in the field. Empirical data were drawn from case studies examining the effect of transitioning from traditional classrooms to ILEs, comprising 3 articles by Byers and 2 by Pedro. Additionally, studies highlighting the authors' theoretical perspectives on ILEs were selected, including 1 by Terry Byers and 2 by Neuza Pedro. The research results included mapping the main arguments favoring ILEs, found in the selected publications, with a special focus on evidence of positive impact on learning, measured in case study research. The theoretical framework includes contributions from Antônio Nóvoa to engage with the data and arguments presented by Terry Byers and Neuza Pedro. The results highlight the primary arguments in favor of ILEs emphasize their role in enabling multiple pedagogical approaches, especially active methodologies. Case studies on the transition to ILEs showed higher rates of communication and collaboration among students, due to the ease and practicality of reconfiguring furniture for small group work. A shift from the teacher-centered instruction to greater student agency was also noted. Furthermore, ILEs were associated with a higher incidence of activities requiring higher-order cognitive skills from Bloom's Taxonomy, aligning with their goal of promoting deep learning. This study concludes with a discussion of the research results in relation to the precarious infrastructure context of public schools, especially in the state schools of Rio Grande do Sul. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1470)
Este item está licenciado na Creative Commons License


