Segurança energética com ênfase em fontes renováveis e resiliência climática nas unidades operacionais da PRF no RS
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Energy security with emphasis on renewable sources and climate resilience in the operational units of the Federal Highway Police in Rio Grande do Sul
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de viabilidade técnica para a implementação de sistemas híbridos de geração distribuída de energia elétrica, utilizando fontes solar fotovoltaica e eólica, associadas a armazenamento em baterias de Lítio-Ferro-Fosfato (LiFePO₄), aplicados em três unidades operacionais da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul. A metodologia adotada baseou-se na análise do consumo energético histórico das unidades, na avaliação dos potenciais solar e eólico locais e na ...
Este trabalho apresenta um estudo de viabilidade técnica para a implementação de sistemas híbridos de geração distribuída de energia elétrica, utilizando fontes solar fotovoltaica e eólica, associadas a armazenamento em baterias de Lítio-Ferro-Fosfato (LiFePO₄), aplicados em três unidades operacionais da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul. A metodologia adotada baseou-se na análise do consumo energético histórico das unidades, na avaliação dos potenciais solar e eólico locais e na simulação de cenários por meio do software HOMER Pro. O dimensionamento dos sistemas considerou a garantia de até 12 horas de autonomia energética em caso de falhas na rede elétrica. Os resultados demonstraram que as soluções propostas são técnica e economicamente viáveis, proporcionando aumento na segurança energética, maior resiliência frente a eventos climáticos extremos, redução de custos operacionais e contribuição efetiva para práticas sustentáveis no setor público. ...
Abstract
This work presents a technical feasibility study for implementing hybrid distributed generation systems using photovoltaic and wind energy sources combined with Lithium Iron Phosphate (LiFePO₄) battery storage, applied to three operational units of the Federal Highway Police in Rio Grande do Sul, Brazil. The adopted methodology included an analysis of the historical energy consumption of the units, an assessment of the local solar and wind potential, and simulation of operational scenarios usin ...
This work presents a technical feasibility study for implementing hybrid distributed generation systems using photovoltaic and wind energy sources combined with Lithium Iron Phosphate (LiFePO₄) battery storage, applied to three operational units of the Federal Highway Police in Rio Grande do Sul, Brazil. The adopted methodology included an analysis of the historical energy consumption of the units, an assessment of the local solar and wind potential, and simulation of operational scenarios using the HOMER Pro software. The system sizing was designed to provide up to 12 hours of energy autonomy in the event of grid failure. The results indicate that the proposed solutions are technically and economically feasible, offering enhanced energy security, increased resilience to extreme weather events, reduced operational costs, and significant contributions to sustainable practices within the public sector. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
-
TCC Engenharias (6117)
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