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dc.contributor.advisorRodrigues, Letícia Jenischpt_BR
dc.contributor.authorMarian, Edson dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-08-26T07:53:06Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/295645pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo de viabilidade técnica para a implementação de sistemas híbridos de geração distribuída de energia elétrica, utilizando fontes solar fotovoltaica e eólica, associadas a armazenamento em baterias de Lítio-Ferro-Fosfato (LiFePO₄), aplicados em três unidades operacionais da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul. A metodologia adotada baseou-se na análise do consumo energético histórico das unidades, na avaliação dos potenciais solar e eólico locais e na simulação de cenários por meio do software HOMER Pro. O dimensionamento dos sistemas considerou a garantia de até 12 horas de autonomia energética em caso de falhas na rede elétrica. Os resultados demonstraram que as soluções propostas são técnica e economicamente viáveis, proporcionando aumento na segurança energética, maior resiliência frente a eventos climáticos extremos, redução de custos operacionais e contribuição efetiva para práticas sustentáveis no setor público.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a technical feasibility study for implementing hybrid distributed generation systems using photovoltaic and wind energy sources combined with Lithium Iron Phosphate (LiFePO₄) battery storage, applied to three operational units of the Federal Highway Police in Rio Grande do Sul, Brazil. The adopted methodology included an analysis of the historical energy consumption of the units, an assessment of the local solar and wind potential, and simulation of operational scenarios using the HOMER Pro software. The system sizing was designed to provide up to 12 hours of energy autonomy in the event of grid failure. The results indicate that the proposed solutions are technically and economically feasible, offering enhanced energy security, increased resilience to extreme weather events, reduced operational costs, and significant contributions to sustainable practices within the public sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistema híbrido de energiapt_BR
dc.subjectEnergy securityen
dc.subjectClimate resilienceen
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectSolar energyen
dc.subjectWind energyen
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleSegurança energética com ênfase em fontes renováveis e resiliência climática nas unidades operacionais da PRF no RSpt_BR
dc.title.alternativeEnergy security with emphasis on renewable sources and climate resilience in the operational units of the Federal Highway Police in Rio Grande do Sul en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001291956pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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