Diretrizes de design de interações corporificadas para jogos sérios na saúde : um estudo da plataforma LUDS
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Design guidelines for embodied interactions in serious health games : a study of the LUDS platform
Assunto
Resumo
Esta tese teve como objetivo desenvolver uma estrutura de diretrizes para o design de serious games voltados a reabilitação física, baseados em sensores de movimento e captura. A plataforma LUDS foi analisada como objeto catalisador para identificar barreiras, oportunidades e potencialidades, associada às percepções de profissionais técnicos e clínicos. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com fisioterapeutas, designers, programadores e neuroengenheiros, organizadas ...
Esta tese teve como objetivo desenvolver uma estrutura de diretrizes para o design de serious games voltados a reabilitação física, baseados em sensores de movimento e captura. A plataforma LUDS foi analisada como objeto catalisador para identificar barreiras, oportunidades e potencialidades, associada às percepções de profissionais técnicos e clínicos. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com fisioterapeutas, designers, programadores e neuroengenheiros, organizadas por análise temática e trianguladas com literatura especializada e aspectos técnicos da plataforma. O processo resultou na formulação do Sistema de Diretrizes Estruturadas LUDICO-MOTOR, composto por quatro categorias interdependentes: (1) colaboração interdisciplinar e integração tecnológica; (2) design de movimentos corporificados para objetivos terapêuticos; (3) engajamento, experiência e motivação; e (4) monitoramento, avaliação e métricas terapêuticas. Cada categoria contém três diretrizes articuladas com aplicações práticas, organizadas em infográfico próprio. Embora ainda não validadas clinicamente, as diretrizes propostas representam uma entrega aplicável, coerente e replicável, com potencial para orientar o desenvolvimento de soluções digitais em contextos de reabilitação motora. A tese contribui com avanços teóricos, metodológicos e práticos, oferecendo uma base para estudos futuros que visem à validação empírica, adoção de tecnologias emergentes e expansão da abordagem centrada no corpo. ...
Abstract
This doctoral thesis addresses the development of a framework of guidelines for the design of serious games aimed at physical rehabilitation, based on motion sensors and capture. The LUDS platform was analyzed as a catalyst to identify barriers, opportunities, and design principles, complemented by the perceptions of technical and clinical professionals. A qualitative approach was adopted, based on interviews with physiotherapists, designers, programmers, and neuroengineers, analyzed through th ...
This doctoral thesis addresses the development of a framework of guidelines for the design of serious games aimed at physical rehabilitation, based on motion sensors and capture. The LUDS platform was analyzed as a catalyst to identify barriers, opportunities, and design principles, complemented by the perceptions of technical and clinical professionals. A qualitative approach was adopted, based on interviews with physiotherapists, designers, programmers, and neuroengineers, analyzed through thematic coding and triangulated with specialized literature and technical aspects of the platform. This process led to the formulation of the LUDICO-MOTOR Structured Guidelines System, composed of four interdependent categories: (1) interdisciplinary collaboration and technological integration; (2) embodied movement design for therapeutic goals; (3) engagement, experience, and motivation in therapeutic contexts; and (4) monitoring, evaluation, and clinical metrics. Each category includes three articulated guidelines with practical applications, synthesized visually in a dedicated infographic. Although not yet clinically validated, the proposed guidelines represent an applicable, coherent, and replicable contribution, with potential to support the development of digital solutions for motor rehabilitation. The study provides theoretical, methodological, and practical advances, establishing a foundational reference for future research involving empirical validation, emerging technologies, and embodied-centered design approaches in health contexts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6438)Design (406)
Este item está licenciado na Creative Commons License


