Em busca do protagonismo do aluno de ensino médio : uma Proposta de jornal cultural como projeto didático na aula de Língua portuguesa
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Com vistas a um ensino linguístico que inclua as perspectivas identitárias dos seus alunos como um aspecto estruturante de suas práticas, este trabalho apresenta a proposição de um Jornal Cultural como projeto didático para o componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Tal projeto toma como referências duas práticas de imprensa escolar executadas e descritas em produções acadêmicas nacionais, assim como noções teóricas que estruturam um letramento em que a criticidade do aluno e ...
Com vistas a um ensino linguístico que inclua as perspectivas identitárias dos seus alunos como um aspecto estruturante de suas práticas, este trabalho apresenta a proposição de um Jornal Cultural como projeto didático para o componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Tal projeto toma como referências duas práticas de imprensa escolar executadas e descritas em produções acadêmicas nacionais, assim como noções teóricas que estruturam um letramento em que a criticidade do aluno e sua esfera criadora são pilares para a estruturação das atividades. A partir dessas bases, o projeto de Jornal Cultural foi organizado em três unidades didáticas: “Identidades em Cena”, “Na Trama do Texto” e “Outras Semioses: Pensando a Composição do Jornal Cultural”. Essa construção resultou em uma proposição que considera a vivência cultural dos alunos, suas identidades e o seu contexto social como fios temáticos de um estudo linguístico que os faz protagonistas da própria história e da própria aprendizagem. ...
Abstract
Aiming at a linguistic education that includes the identity perspectives of its students as a structuring aspect of their practices, this work presents the proposition of a Cultural Journal as a didactic project for the Portuguese Language component in High School. This project draws references from two school press practices carried out and described in national academic productions, as well as theoretical notions that structure a literacy in which the student’s critical thinking and creative ...
Aiming at a linguistic education that includes the identity perspectives of its students as a structuring aspect of their practices, this work presents the proposition of a Cultural Journal as a didactic project for the Portuguese Language component in High School. This project draws references from two school press practices carried out and described in national academic productions, as well as theoretical notions that structure a literacy in which the student’s critical thinking and creative sphere are pillars for the development of the activities. Based on these foundations, the Cultural Journal project was organized into three didactic units: "Identities on Stage," "In the Weave of the Text," and "Other Semioses: Thinking about the Composition of the Cultural Journal." This construction resulted in a proposal that considers the students' cultural experiences, their identities, and their social context as thematic threads in a linguistic study that makes them the protagonists of their own story and learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1318)
Este item está licenciado na Creative Commons License
