Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Érico Espíndola Pouey dept_BR
dc.date.accessioned2025-07-18T07:59:44Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293924pt_BR
dc.description.abstractCom vistas a um ensino linguístico que inclua as perspectivas identitárias dos seus alunos como um aspecto estruturante de suas práticas, este trabalho apresenta a proposição de um Jornal Cultural como projeto didático para o componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Tal projeto toma como referências duas práticas de imprensa escolar executadas e descritas em produções acadêmicas nacionais, assim como noções teóricas que estruturam um letramento em que a criticidade do aluno e sua esfera criadora são pilares para a estruturação das atividades. A partir dessas bases, o projeto de Jornal Cultural foi organizado em três unidades didáticas: “Identidades em Cena”, “Na Trama do Texto” e “Outras Semioses: Pensando a Composição do Jornal Cultural”. Essa construção resultou em uma proposição que considera a vivência cultural dos alunos, suas identidades e o seu contexto social como fios temáticos de um estudo linguístico que os faz protagonistas da própria história e da própria aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAiming at a linguistic education that includes the identity perspectives of its students as a structuring aspect of their practices, this work presents the proposition of a Cultural Journal as a didactic project for the Portuguese Language component in High School. This project draws references from two school press practices carried out and described in national academic productions, as well as theoretical notions that structure a literacy in which the student’s critical thinking and creative sphere are pillars for the development of the activities. Based on these foundations, the Cultural Journal project was organized into three didactic units: "Identities on Stage," "In the Weave of the Text," and "Other Semioses: Thinking about the Composition of the Cultural Journal." This construction resulted in a proposal that considers the students' cultural experiences, their identities, and their social context as thematic threads in a linguistic study that makes them the protagonists of their own story and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSilva, Luiz Inácio Lula da, 1945-pt_BR
dc.subjectProtagonismen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectCultural Journalen
dc.subjectJornal escolarpt_BR
dc.subjectPortuguese Languageen
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleEm busca do protagonismo do aluno de ensino médio : uma Proposta de jornal cultural como projeto didático na aula de Língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001281218pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples