Criação de núcleos de educação permanente em saúde com auxílio de mídias sociais
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
Creation of permanent health education core with the aid of social media
Assunto
Resumo
A Educação Permanente em Saúde sugere valorizar a educação que ocorre no cotidiano dos serviços, a partir da aprendizagem fundamentada em discussões coletivas. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de criação e implementação de Núcleos de Educação Permanente em um complexo hospitalar no Sul do Brasil. A ideia partiu da necessidade de atualizar-capacitar a Equipe de Enfermagem, durante o período pandêmico do Covid-19, em uma Unidade de Terapia Intensiva, utilizando como estratégia ...
A Educação Permanente em Saúde sugere valorizar a educação que ocorre no cotidiano dos serviços, a partir da aprendizagem fundamentada em discussões coletivas. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de criação e implementação de Núcleos de Educação Permanente em um complexo hospitalar no Sul do Brasil. A ideia partiu da necessidade de atualizar-capacitar a Equipe de Enfermagem, durante o período pandêmico do Covid-19, em uma Unidade de Terapia Intensiva, utilizando como estratégia educativa o acesso a mídias sociais. Após a criação do primeiro Núcleo de Educação na UTI, devido forte adesão desta metodologia, a estratégia foi adotada por outros serviços e hospitais. As novas configurações de trabalho e educação, exigem refletir sobre o quanto as redes sociais podem ser úteis para as mudanças necessárias que qualifiquem o trabalho e a atenção à saúde. ...
Abstract
Permanent Health Education suggests valuing the education that occurs in everyday services, based on learning based on collective discussions. This article aims to report the experience of creating and implementing Permanent Education Centers in a hospital complex in Southern Brazil. The idea came from the need to update and train the Nursing Team, during the Covid-19 pandemic period, in an Intensive Care Unit, using access to social media as an educational strategy. After the creation of the f ...
Permanent Health Education suggests valuing the education that occurs in everyday services, based on learning based on collective discussions. This article aims to report the experience of creating and implementing Permanent Education Centers in a hospital complex in Southern Brazil. The idea came from the need to update and train the Nursing Team, during the Covid-19 pandemic period, in an Intensive Care Unit, using access to social media as an educational strategy. After the creation of the first Education Center in the ICU, due to strong adherence to this methodology, the strategy was adopted by other services and hospitals. The new work and education configurations require reflection on how useful social networks can be for the necessary changes that qualify work and health care. ...
Contido em
Criar Educação: revista do programa de pós-graduação em educação. Criciúma: UNESC, 2012-. Vol. 14, n. 1 (2025), p. 116-130
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências da Saúde (12174)
Este item está licenciado na Creative Commons License


