Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLuiz, Flavia Feronpt_BR
dc.contributor.authorBarilli, Sofia Louise Santinpt_BR
dc.contributor.authorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-03T08:00:43Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn2317-2452pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293403pt_BR
dc.description.abstractA Educação Permanente em Saúde sugere valorizar a educação que ocorre no cotidiano dos serviços, a partir da aprendizagem fundamentada em discussões coletivas. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de criação e implementação de Núcleos de Educação Permanente em um complexo hospitalar no Sul do Brasil. A ideia partiu da necessidade de atualizar-capacitar a Equipe de Enfermagem, durante o período pandêmico do Covid-19, em uma Unidade de Terapia Intensiva, utilizando como estratégia educativa o acesso a mídias sociais. Após a criação do primeiro Núcleo de Educação na UTI, devido forte adesão desta metodologia, a estratégia foi adotada por outros serviços e hospitais. As novas configurações de trabalho e educação, exigem refletir sobre o quanto as redes sociais podem ser úteis para as mudanças necessárias que qualifiquem o trabalho e a atenção à saúde.pt_BR
dc.description.abstractPermanent Health Education suggests valuing the education that occurs in everyday services, based on learning based on collective discussions. This article aims to report the experience of creating and implementing Permanent Education Centers in a hospital complex in Southern Brazil. The idea came from the need to update and train the Nursing Team, during the Covid-19 pandemic period, in an Intensive Care Unit, using access to social media as an educational strategy. After the creation of the first Education Center in the ICU, due to strong adherence to this methodology, the strategy was adopted by other services and hospitals. The new work and education configurations require reflection on how useful social networks can be for the necessary changes that qualify work and health care.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCriar Educação: revista do programa de pós-graduação em educação. Criciúma: UNESC, 2012-. Vol. 14, n. 1 (2025), p. 116-130pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducation nursingen
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectEquipe de enfermagempt_BR
dc.subjectNursing teamen
dc.titleCriação de núcleos de educação permanente em saúde com auxílio de mídias sociaispt_BR
dc.title.alternativeCreation of permanent health education core with the aid of social media en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001280594pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples