Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSevero, Carlos Emilio Padillapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorKoch, Simone Hack da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Márciapt_BR
dc.contributor.authorGluz, Joao Carlospt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:47Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29337pt_BR
dc.description.abstractA perspectiva sócio-histórica é uma linha de investigação sobre o desenvolvimento cognitivo humano que leva em consideração a influência das interações sociais nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. O presente artigo busca definir um modelo computacional desse processo partindo de categorias de mediação da aprendizagem através de uma ontologia. Uma ontologia é necessária para extração de conhecimento através de mecanismos de inferência em ambientes de ensino a distância, auxiliando o professor mediador em suas ações pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThe socio-historical perspective is a line of research about the human cognitive development that takes in consideration the influence of social interactions on development process of the psychological functions of person. Thus, seeks to define a computational model to describe mediation categories of learning through of an ontology. An ontology is necessary to knowledge extraction through inference mechanisms in e-learning environments, helping teacher on pedagogical actions of mediation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediationen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectSocial interaction and ontologyen
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.titleUma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordagem epistemológica baseada na interação socialpt_BR
dc.title.alternativeAn ontology for categories of mediation according an epistemological approach based on social interation en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763192pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples