Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordagem epistemológica baseada na interação social
dc.contributor.author | Severo, Carlos Emilio Padilla | pt_BR |
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Koch, Simone Hack da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Maciel, Márcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Gluz, Joao Carlos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-02T06:00:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29337 | pt_BR |
dc.description.abstract | A perspectiva sócio-histórica é uma linha de investigação sobre o desenvolvimento cognitivo humano que leva em consideração a influência das interações sociais nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. O presente artigo busca definir um modelo computacional desse processo partindo de categorias de mediação da aprendizagem através de uma ontologia. Uma ontologia é necessária para extração de conhecimento através de mecanismos de inferência em ambientes de ensino a distância, auxiliando o professor mediador em suas ações pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The socio-historical perspective is a line of research about the human cognitive development that takes in consideration the influence of social interactions on development process of the psychological functions of person. Thus, seeks to define a computational model to describe mediation categories of learning through of an ontology. An ontology is necessary to knowledge extraction through inference mechanisms in e-learning environments, helping teacher on pedagogical actions of mediation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mediation | en |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Social interaction and ontology | en |
dc.subject | Ontologia | pt_BR |
dc.title | Uma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordagem epistemológica baseada na interação social | pt_BR |
dc.title.alternative | An ontology for categories of mediation according an epistemological approach based on social interation | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000763192 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)