Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ópera ou qualquer outro gênero de espetáculo que envolva essas duas formas de expressão artística. Foi feita uma pesquisa qualitativa por meio de estudo multicasos, utilizando-se a ferramenta da entrevista semiestruturada. Na pesquisa foi enfocado o trabalho de preparação do ...
Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ópera ou qualquer outro gênero de espetáculo que envolva essas duas formas de expressão artística. Foi feita uma pesquisa qualitativa por meio de estudo multicasos, utilizando-se a ferramenta da entrevista semiestruturada. Na pesquisa foi enfocado o trabalho de preparação dos profissionais das duas áreas: canto e teatro. O ponto de partida foram as idéias dos autores: GUSE (2009), que fala sobre a atuação cênica do cantor–ator na ópera, e de KENRICK (2008), sobre a atuação do cantor–ator de teatro musical. O material empírico analisado foi constituído por entrevistas realizadas com seis profissionais, tanto cantores que atuam, quanto atores que cantam, bem como duas profissionais que trabalham na preparação vocal desses artistas. A intenção foi a de investigar as experiências de formação dos entrevistados que, provenientes de diferentes experiências de formação acadêmica, desempenham ou já desempenharam o trabalho de cantar e atuar em cena. Buscou-se refletir, também, sobre as questões propostas no subtítulo desta monografia que são, justamente, as barreiras, os desafios e as aprendizagens ocorridos ao longo dessas trajetórias de prática artística interdisciplinar. Por fim, reflete-se sobre possibilidades de inter-relação entre os cursos de música e teatro, entendendo, por força das questões emergidas desta pesquisa, que isso enriqueceria a formação de um futuro cantor–ator. ...
Abstract
This paper is a research on the formation of professionals in Porto Alegre, who, simultaneously, sing and act in performances, involving drama and music sung in scenes. May they be nominated as drama, musical, opera or whichever gender that involves these forms of artistic expression. A qualitative research has been carried out through the multi-case study, using the semi-structured interview tool. I have focused professional preparation work in both areas (singing and acting). I based my studi ...
This paper is a research on the formation of professionals in Porto Alegre, who, simultaneously, sing and act in performances, involving drama and music sung in scenes. May they be nominated as drama, musical, opera or whichever gender that involves these forms of artistic expression. A qualitative research has been carried out through the multi-case study, using the semi-structured interview tool. I have focused professional preparation work in both areas (singing and acting). I based my studies on the authors GUSE (2009), who refers to the scenic acting of the singer–actor in the opera, and KENRICK (2008), who refers to the singer–actor in the musical. The empiric material of the research has been constituted by interviews with six professionals: singers who act and actors who sing, as well as two professionals who work as voice coaches for these artists. My intention was to investigate the formation experience of the subjects, who had a diverse academic formation and perform or have performed the job of singing and acting in scene. I have also reflected on matters which have been proposed in the subtitle of this monograph. At last, we have made considerations about the possibilities of interrelation between singing and drama course, concluding through the questions aroused in the present research that it would lead to an enhanced formation of the future singer–actor. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License