Cognomatizet: educação matemática crítica e educação midiática na identificação/compreensão de fake news
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa objetiva investigar as experiências com card games 2 de reconhecimento de informações, produzidos com Inteligência Artificial (IA), baseados no Dixit3 e vivenciados por docentes para educarem(-se) pela(s) matemática(s), quanto à identificação/compreensão dessas informações como factuais ou fakes. A ideia desse card game foi a de analisar informações postadas na internet de forma a usar a argumentação para esta análise. Nosso estudo, então, envolveu o card game denominado Cognomati ...
Esta pesquisa objetiva investigar as experiências com card games 2 de reconhecimento de informações, produzidos com Inteligência Artificial (IA), baseados no Dixit3 e vivenciados por docentes para educarem(-se) pela(s) matemática(s), quanto à identificação/compreensão dessas informações como factuais ou fakes. A ideia desse card game foi a de analisar informações postadas na internet de forma a usar a argumentação para esta análise. Nosso estudo, então, envolveu o card game denominado Cognomatizet (desenvolvido pelo pesquisador) a partir do significado em latim de “ele reconhece e matematiza” e a construção de outras versões e cartas desse jogo por parte das/des/dos4 participantes, explorando principalmente mecanismos da IA. Com ele, houve o desenvolvimento de uma formação continuada com docentes de matemática, por meio de um curso de extensão, o qual buscou promover a experimentação e construção desses card games com base em uma perspectiva crítica-midiática por parte das/des/dos docentes participantes. Nesse contexto, tomamos como base teórica a Cyberformação, a Educação Matemática Crítica, a Educação Midiática e as expressões conceituais de Argumentação e Prova. Investigamos, então, as experiências nessa formação, a qual oportunizou a mobilização de vivências e reflexões quanto ao ambiente tecnológico de IA, assim como, com as mídias em que nos inserimos. Com a pesquisa, então, interrogamos: como as experiências com a construção de Cognomatizet(s) se mostram à formação com professoras/professories/professores de matemática em termos de identificação/compreensão de informações factuais ou fakes, tomando por base argumentação? Esta pesquisa se fundamenta em uma base fenomenológica para compreender o ser no mundo, com foco na investigação do processo de formação com as/es/os docentes de matemática e com as tecnologias digitais de forma simbiótica. Assim, nossa análise de dados envolve ouvir, refletir e pensar com as/es/os participantes durante o processo formativo, com os dados coletados pelas gravações, transcrições e produções durante os encontros síncronos e assíncronos do processo formativo ofertado. Dessa forma, como resultados, emergiram dos dados três eixos analíticos, sendo: o 1º eixo, Carta Coringa: com a articulação crítica da/de/do docente de forma dedutiva ou indutiva, no qual as experiências vislumbram o papel docente por meio da “Carta Coringa”, ou seja, com a articulação crítica da/de/do docente atento ao ponto de equilíbrio, de forma a não induzir o pensamento da/de/do discente revelando todo o processo do raciocínio, mas, também não estando completamente omisso ao processo argumentativo com base em pensamentos indutivos e dedutivos, em que em ambos os casos, pode se esvaziar os dados e a argumentação não acontecer; o 2º eixo, identificação de blefes: com a experiência estética com a IA, nos remete à experiência estética com a Inteligência Artificial, na qual as/es/os docentes identificam e compreendem elementos expostos em cada criação de imagem com IA, com a reflexão e reconhecimento das informações factuais ou fakes de forma estética; e o 3º eixo, o "advogado do diabo” do “e se”: jogando com o modo crítico da dúvida, com a discussão de questões pertinentes a um modo crítico de pensar, pelo qual a postura de “advogado do diabo” – de testar ideias, fortalecer argumentações pela indução ou dedução e explorar todas as perspectivas possíveis de uma determinada informação – se mostra durante as jogadas do Cognomatizet. ...
Abstract
This research aims to investigate the experiences with card games of recognition of information, produced with Artificial Intelligence (AI), based on Dixit and experienced by teachers to educate themselves by maths, as to the identification/understanding of such information as factual or fakes. The idea of this card game was to analyze information posted on the internet in order to use the argumentation for this analysis. Our study, then, involved the card game called Cognomatizet (developed by ...
This research aims to investigate the experiences with card games of recognition of information, produced with Artificial Intelligence (AI), based on Dixit and experienced by teachers to educate themselves by maths, as to the identification/understanding of such information as factual or fakes. The idea of this card game was to analyze information posted on the internet in order to use the argumentation for this analysis. Our study, then, involved the card game called Cognomatizet (developed by the researcher) from the Latin meaning of "he recognizes and mathematizes" and the construction of other versions and cards of this game by the participants, mainly exploring AI mechanisms. With it, there was the development of a continuing education with mathematics teachers, through an extension course, which sought to promote the experimentation and construction of these card games based on a critical-media perspective by participating teachers. In this context, we take as theoretical basis Cybereducation, Critical Mathematics Education, Media Education and the conceptual expressions of Argumentation and Proof. We investigate the experiences in this training, which provided an opportunity to mobilize experiences and reflections on the technological environment of AI, as well as with the media in which we are inserted. With the research, we then question: how do the experiences with the construction of Cognomatizet(s) show themselves to the training with mathematics teachers in terms of identification/ understanding of factual or fakes information, taking as basis argumentation? This research is based on a phenomenological basis to understand the being in the world, focusing on the investigation of the training process with mathematics teachers and digital technologies in a symbiotic way. Thus, our data analysis involves listening, reflecting and thinking with the participants during the training process, with the data collected by recordings, transcriptions and productions during the synchronous and asynchronous meetings of the offered training process. Thus, as results, three analytical axes emerged from the data, being: the 1st axis, Joker Card: with the critical articulation of the teacher in a deductive or inductive way, in which the experiences glimpse the teaching role through the "Joker Card", that is, with the critical articulation of the teacher attentive to the equilibrium point, so as not to induce the student’s thinking revealing the whole process of reasoning, but also not being completely omitted from the argumentative process based on inductive and deductive thoughts, in which, in both cases, the data can be emptied and the argumentation does not happen; the 2nd axis, identification of bluffs: with the aesthetic experience with AI, in which the teachers identify and understand exposed elements in each image creation with AI, with reflection and recognition of factual or fakes information in an aesthetic way; and the 3rd axis, playing with the critical mode of doubt: the "devil’s advocate" of the "and if", with discussion of issues relevant to a critical way of thinking, by which the posture of "devil’s advocate" - of testing ideas, strengthen arguments by induction or deduction and explore all possible perspectives of a given information - it shows during the Cognomatizet plays. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2621)Ensino de Matemática (213)
Este item está licenciado na Creative Commons License
