Acompanhamento terapêutico em tempos pandêmicos : entre ruas, telas e telefones, modos de habitar
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho de conclusão de residência, o autor apresenta modos de reinvenção do processo de trabalho do acompanhamento terapêutico em um contexto de pandemia da COVID 19, a partir da vivência de morar em um Estado diferente do de origem, vinculado ao Programa de Residência em Saúde Mental Coletiva da UFRGS. Utiliza diários de campos para discutir como se deu o trabalho nesse momento, trazendo relatos da própria vivência e das afetações advindas do trabalho em ato, valendo-se do Trabalho Afe ...
Neste trabalho de conclusão de residência, o autor apresenta modos de reinvenção do processo de trabalho do acompanhamento terapêutico em um contexto de pandemia da COVID 19, a partir da vivência de morar em um Estado diferente do de origem, vinculado ao Programa de Residência em Saúde Mental Coletiva da UFRGS. Utiliza diários de campos para discutir como se deu o trabalho nesse momento, trazendo relatos da própria vivência e das afetações advindas do trabalho em ato, valendo-se do Trabalho Afetivo e da ética da Redução de Danos como caminhos para se pensar as práticas de cuidado. Está estruturado em três diferentes acompanhamentos: o primeiro realizado por chamada de vídeo; o segundo por chamada de voz com um encontro presencial; e o último, com todos os encontros presenciais. Apresenta alguns caminhos e possibilidades de trabalho em modo virtual, de acordo com os caminhos apontados pelas acompanhadas, e discute a dinâmica do acompanhamento sob a ótica da Redução de Danos aliada ao Acompanhamento Terapêutico para pensar o cuidado de quem faz uso de drogas lícitas e ilícitas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Curso de Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva.
Collections
-
Humanities (1978)
This item is licensed under a Creative Commons License
