Relações com os saberes matemáticos de estagiárias no curso normal no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa surgiu a partir de observações, reflexões e estudos desenvolvidos como professora da disciplina de Didática da Matemática e supervisora de estágio no Curso Normal do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, sediado em Porto Alegre. Inicialmente, observou-se que, embora todas as estudantes frequentassem as mesmas disciplinas do curso, os planejamentos docentes em Matemática, nas práticas pedagógicas e no estágio final, apresentavam muitas diferenças em su ...
Esta pesquisa surgiu a partir de observações, reflexões e estudos desenvolvidos como professora da disciplina de Didática da Matemática e supervisora de estágio no Curso Normal do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, sediado em Porto Alegre. Inicialmente, observou-se que, embora todas as estudantes frequentassem as mesmas disciplinas do curso, os planejamentos docentes em Matemática, nas práticas pedagógicas e no estágio final, apresentavam muitas diferenças em suas aplicações e entendimentos. O Estágio Curricular Obrigatório é um momento da formação profissional do qual espera-se que os estudantes vivenciem na prática suas aprendizagens adquiridas no período do curso. Considerando que este momento é único na formação inicial de professores, a presente pesquisa buscou, através de entrevistas com estagiárias e análise de seus cadernos de docência, conhecer as relações com os saberes matemáticos, suas mobilizações e (re)constituições no período de estágio. Para a realização desta pesquisa, participaram dez estagiárias do curso Normal. Estes estágios foram realizados em anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) em sete escolas da rede estadual de ensino no primeiro semestre do ano de 2022. A pesquisa qualitativa contou com dois momentos de entrevistas semiestruturadas e análise de dezesseis caderno de docência, os quais continham planejamentos detalhados das aulas realizadas. Para a compreensão teórica, recorreu-se a diversos autores, destacando-se Bernard Charlot com os conceitos de “relação com o saber” e “mobilizações”, Adair Nacarato e Dario Fiorentini para contextualização de questões referente à formação de professores que ensinam matemática. Ao finalizar a pesquisa, percebeu-se que houve uma frequência semanal nas aulas de matemática, houve uma variação nas formas de apresentar a matemática aos estudantes e uma busca em referenciais diferentes para o entendimento dos conteúdos que serão ensinados. No decorrer da pesquisa foi possível refletir sobre recursos escolhidos ou não para as aulas de matemática, como: materiais manipuláveis, utilização da tecnologia, utilização de livros didáticos e ludicidade nas aulas de matemática. Além dos recursos, também foi possível perceber os conteúdos matemáticos contemplados para o ensino de matemática nesse período. Desse modo, a partir através das entrevistas e dos cadernos de docência conhecer as relações com os saberes matemáticos desse grupo de estagiárias, e compreender como aconteceram suas mobilizações nesse período de estágio. ...
Abstract
This research arose from observations, reflections and studies developed as a teacher of the Mathematics Didactics discipline and internship supervisor in the Normal Course at the General Flores da Cunha State Teacher Training Center, based in Porto Alegre. Initially, it was observed that, although all students attended the same course subjects, teaching plans in Mathematics, in pedagogical practices and in the final internship, presented many differences in their applications and understanding ...
This research arose from observations, reflections and studies developed as a teacher of the Mathematics Didactics discipline and internship supervisor in the Normal Course at the General Flores da Cunha State Teacher Training Center, based in Porto Alegre. Initially, it was observed that, although all students attended the same course subjects, teaching plans in Mathematics, in pedagogical practices and in the final internship, presented many differences in their applications and understandings. The Mandatory Curricular Internship is a moment of professional training in which students are expected to experience in practice the learning acquired during the course period. Considering that this moment is unique in the initial training of teachers, this research sought, through interviews with interns and analysis of their teaching notebooks, to understand the relationships with mathematical knowledge, its mobilizations and (re)constitutions during the internship period. To carry out this research, ten interns from the Normal course participated. These internships were carried out in the initial years of elementary school (1st to 5th year) in seven schools in the state education network in the first semester of 2022. The qualitative research included two moments of semi-structured interviews and analysis of sixteen teaching notebooks, which contained detailed plans for the classes held. For theoretical understanding, several authors were used, notably Bernard Charlot with the concepts of “relationship with knowledge” and “mobilizations”, Adair Nacarato and Dario Fiorentini to contextualize issues relating to the training of teachers who teach mathematics. At the end of the research, it was noticed that there was a weekly frequency in mathematics classes, there was a variation in the ways of presenting mathematics to students and a search for different references to understand the contents that will be taught. During the research, it was possible to reflect on resources chosen or not for mathematics classes, such as: manipulative materials, use of technology, use of textbooks and playfulness in mathematics classes. In addition to the resources, it was also possible to understand the mathematical content included in the teaching of mathematics during this period. In this way, through interviews and teaching notebooks, we will understand the relationships with the mathematical knowledge of this group of interns, and understand how their mobilizations took place during this internship period. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2620)Ensino de Matemática (213)
Este item está licenciado na Creative Commons License
