Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBracagioli Neto, Albertopt_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-28T06:54:48Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/292152pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa a incorporação da agroecologia nas suas múltiplas dimensões no contexto da educação formal nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituídos pela lei 11.892/98, com foco no IFPA-Castanhal. Esta instituição centenária, que não oferta cursos específicos em agroecologia, mas integra o tema transversalmente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, serve como um exemplo de como a agroecologia vem se infiltrando enquanto um paradigma contra hegemônico na formação de estudantes na área de agrárias. Utilizando uma abordagem etnográfica que inclui imersões em campo, análises de imagens e redes sociais, seguindo as práticas e praticantes, o estudo investiga como a agroecologia se desenvolve no cotidiano. Os objetivos específicos são: examinar o contexto histórico e socioambiental do IFPA-Castanhal; analisar os marcos legais e teóricos que orientam os Institutos Federais; investigar os pressupostos teóricometodológicos da agroecologia e; discutir as relações entre as práticas e praticantes. As experiências observadas revelam que as práticas agroecológicas representam um processo dinâmico e adaptativo, necessitando uma observação atenta para manter sua eficácia, imersa em um ambiente não isento de ambivalências e desafios, como a própria estrutura burocratizante e tecnocrática dos IFs. As experiências acompanhadas em campo, nesta pesquisa, observaram que as práticas agroecológicas representam um processo dinâmico. Neste sentido, a incorporação, mais do que a institucionalização, promove maior flexibilidade e conexão com as especificidades locais, e requer estratégias para evitar sua diluição, como o diálogo de saberes e as parcerias das comunidades e movimentos sociais locais. Em última análise, o estudo destaca a importância de analisar práticas agroecológicas vinculadas à política pública dos IFs enquanto ferramentas de resistência e transformação, promovendo uma educação alinhada às realidades situadas e aos desafios socioambientais contemporâneos.pt_BR
dc.description.abstractThis research examines the incorporation of agroecology in its multiple dimensions within the context of formal education at the Federal Institutes of Education, Science and Technology, established by law 11.892/98, with a focus on IFPA-Castanhal. This centennial institution, which does not offer specific courses in agroecology but integrates the subject transversally in teaching, research, and extension activities, serves as an example of how agroecology is infiltrating as a counter-hegemonic paradigm in the training of students in the agrarian fields. Using an ethnographic approach that includes field immersions, image and social network analyses, and following the practices and practitioners, the study investigates how agroecology develops in everyday life. The specific objectives are: to examine the historical and socio-environmental context of IFPA-Castanhal; analyze the legal and theoretical frameworks guiding the Federal Institutes; investigate the theoretical-methodological assumptions of agroecology, and; discuss the relationships between practices and practitioners. The observed experiences reveal that agroecological practices represent a dynamic and adaptive process, requiring careful observation to maintain their effectiveness, immersed in an environment not free of ambivalences and challenges, such as the bureaucratic and technocratic structure of the IFs. The experiences followed in the field in this research observed that agroecological practices represent a dynamic process. In this sense, incorporation, more than institutionalization, promotes greater flexibility and connection with local specificities, and requires strategies to prevent its dilution, such as the dialogue of knowledge and partnerships with local communities and social movements. Ultimately, the study highlights the importance of analyzing agroecological practices linked to the public policy of the IFs as tools of resistance and transformation, promoting an education aligned with situated realities and contemporary socio-environmental challenges.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgroecologyen
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectFormal education: Federal Institutesen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSocio-environmental resistanceen
dc.subjectIFPA Castanhalen
dc.titleTem que ter olhos de ver : sobre a incorporação da agroecologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Castanhal/PApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCarvalho, Isabel Cristina de Mourapt_BR
dc.identifier.nrb001257542pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples