From quilombo to afro-latinoamérica : possibilities for anti-racist education
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
Do Quilombo ao Afro-Latino-América : possibilidades para uma educação antirracista
Assunto
Resumo
Os jornais Quilombo e Afro-Latino-América foram publicados em períodos da nossa história, - Estado Novo, 1937-1945, e Ditadura civil-militar, 1964-1985, - em que a “ideologia da democracia racial” foi defendida pelo Estado brasileiro de maneira vigorosa. Eles apontam ricas possibilidades para uma educação antirracista que é, inicialmente, definida. No presente artigo, apresentamos os jornais, seus principais temas e os contextos em que foram produzidos e, finalmente, indicamos proximidades das ...
Os jornais Quilombo e Afro-Latino-América foram publicados em períodos da nossa história, - Estado Novo, 1937-1945, e Ditadura civil-militar, 1964-1985, - em que a “ideologia da democracia racial” foi defendida pelo Estado brasileiro de maneira vigorosa. Eles apontam ricas possibilidades para uma educação antirracista que é, inicialmente, definida. No presente artigo, apresentamos os jornais, seus principais temas e os contextos em que foram produzidos e, finalmente, indicamos proximidades das duas experiências jornalísticas com as principais conquistas da população negra brasileira. ...
Abstract
The newspapers Quilombo and Afro-LatinAmerica were published in periods o four history,- Estado Novo, 1937-1945, and Ditadura civil-military, 1964-1985, - in which the “ideology of racial democracy” was defended by the Brazilian State vigorously. They point to rich possibilitties for na anti-racist education that is, initially, defined. In this article, we then presente the newspapers, their main themes and the contexts in which they were produced and, finally, we indicate the proximity two jou ...
The newspapers Quilombo and Afro-LatinAmerica were published in periods o four history,- Estado Novo, 1937-1945, and Ditadura civil-military, 1964-1985, - in which the “ideology of racial democracy” was defended by the Brazilian State vigorously. They point to rich possibilitties for na anti-racist education that is, initially, defined. In this article, we then presente the newspapers, their main themes and the contexts in which they were produced and, finally, we indicate the proximity two journalistic experiences to the main achievements of the Brazilian black population. ...
Contido em
TEXTURA - Revista de Educação e Letras. Canoas, RS. Vol. 26 n. 65 (jan./mar. 2024), p. 153-174
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
