Fashion TikTok e a produção de conteúdo de moda : como os influenciadores digitais estão se apropriando da plataforma?
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O presente trabalho analisa o fenômeno conhecido como Fashion TikTok, tendo como objetivo geral compreender de que maneira os influenciadores digitais fazem produção de conteúdo de moda no TikTok. O problema de pesquisa parte da observação de que a participação dos indivíduos no processo comunicativo pode estar modificando a forma como consumimos informações sobre moda e, com o estudo proposto, visa responder como os influenciadores digitais de moda estão se apropriando do TikTok para a produçã ...
O presente trabalho analisa o fenômeno conhecido como Fashion TikTok, tendo como objetivo geral compreender de que maneira os influenciadores digitais fazem produção de conteúdo de moda no TikTok. O problema de pesquisa parte da observação de que a participação dos indivíduos no processo comunicativo pode estar modificando a forma como consumimos informações sobre moda e, com o estudo proposto, visa responder como os influenciadores digitais de moda estão se apropriando do TikTok para a produção de conteúdo? Para melhor compreensão do objeto estudado, a metodologia escolhida tem caráter qualitativo, sendo dividida em duas etapas. Iniciamos nossa análise com uma entrevista em profundidade com cinco creators – Stephanie Conde, Cesar Nascimento, Camilla Belarmino, Maria Landeiro e Marco Quadros – para, em seguida, realizarmos uma análise de conteúdo, visando relacionar as interpretações desses sujeitos com suas publicações. Nossa análise possibilitou concluir que os entrevistados estão se apropriando do TikTok para sua comunicação, além de estudar o algoritmo e as características da plataforma para disseminar um conteúdo que chegue até mais pessoas. Com base na pesquisa realizada, foi possível traçar uma conexão entre as respostas desses creators com teorias de autores como Bourdieu (1997), que apesar de ter sua teoria de capitais criada antes do advento das redes sociais na Internet, já foi amplamente estudado no campo de influência digital por autores como Pedroni (2018), Karhawi (2020) e Primo, Matos e Monteiro (2021). Inferimos a existência do capital cultural nas respostas dos entrevistados, que definiram seu conteúdo como informativo, trazendo matérias, notícias e acontecimentos do mundo fashion em seus vídeos. Observamos diferentes relações entre eles o capital econômico, sendo percebido a partir de itens de luxo expostos por alguns deles e da possibilidade de sustento apontada por outros. O capital social, além de estar presente nas percepções dos seguidores, por meio da relação de troca com seu público por meio do TikTok, também é observado a partir das mudanças trazidas pela plataforma em consequência do modo como as pessoas estão se relacionando nas redes sociais na Internet. E os eventos, aulas, livros e palestras em que os influenciadores relataram participar, em nossas entrevistas, expõe a existência do capital simbólico em seu conteúdo. Dessa forma, concluímos que esses indivíduos estudam e se especializam na plataforma para legitimar seu conteúdo sobre moda. ...
Abstract
The present study analyzes the phenomenon known as Fashion TikTok, with the general objective of understanding how digital influencers create fashion content on TikTok. The research problem arises from the observation that individuals' participation in the communication process may be changing the way we consume fashion information. With this study, we aim to answer the following question: How are fashion digital influencers appropriating TikTok for content production? To better understand the ...
The present study analyzes the phenomenon known as Fashion TikTok, with the general objective of understanding how digital influencers create fashion content on TikTok. The research problem arises from the observation that individuals' participation in the communication process may be changing the way we consume fashion information. With this study, we aim to answer the following question: How are fashion digital influencers appropriating TikTok for content production? To better understand the studied subject, the chosen methodology has a qualitative nature and is divided into two stages. We begin our analysis with an in-depth interview with five creators – Stephanie Conde, Cesar Nascimento, Camilla Belarmino, Maria Landeiro, and Marco Quadros – followed by a content analysis to relate these individuals' interpretations to their posts. Our analysis led us to conclude that the interviewees are appropriating TikTok for their communication, as well as studying the platform's algorithm and characteristics to disseminate content that reaches more people. Based on the conducted research, we were able to establish a connection between these creators' responses and theories from authors such as Bourdieu (1997), whose capital theory, although developed before the advent of social media, has been widely studied in the field of digital influence by authors such as Pedroni (2018), Karhawi (2020), and Primo, Matos, and Monteiro (2021). We infer the presence of cultural capital in the interviewees' responses, as they define their content as informative, incorporating reports, news, and events from the fashion world into their videos. Different relationships with economic capital were observed, perceived through luxury items displayed by some of them and the financial sustainability potential pointed out by others. Social capital, in addition to being present in the perception of their followers through the exchange relationship with their audience on TikTok, is also observed in the changes brought about by the platform as a consequence of how people interact on social media. Additionally, the events, classes, books, and lectures that the influencers reported participating in during our interviews reveal the existence of symbolic capital in their content. Thus, we conclude that these individuals study and specialize in the platform to legitimize their fashion-related content. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6238)Comunicação e Informação (607)
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