A privação material e o bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Estudos apontam a relação entre o acesso a recursos materiais e o bem-estar. No entanto, poucos são aqueles voltados a conhecer essa relação para crianças e adolescentes, especialmente quando eles mesmos respondem a pesquisa. Assim, a presente dissertação teve como objetivo geral investigar as relações entre os recursos materiais e o bem-estar de crianças e adolescentes. Para tanto, realizou-se dois estudos: o primeiro, uma revisão sistemática, e o segundo, empírico e quantitativo. A revisão si ...
Estudos apontam a relação entre o acesso a recursos materiais e o bem-estar. No entanto, poucos são aqueles voltados a conhecer essa relação para crianças e adolescentes, especialmente quando eles mesmos respondem a pesquisa. Assim, a presente dissertação teve como objetivo geral investigar as relações entre os recursos materiais e o bem-estar de crianças e adolescentes. Para tanto, realizou-se dois estudos: o primeiro, uma revisão sistemática, e o segundo, empírico e quantitativo. A revisão sistemática verificou as evidências disponíveis sobre o tema por meio do método PRISMA. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 17 estudos. Verificou-se predomínio de dados de países desenvolvidos e em desenvolvimento e de estudos transversais. Resultados apontaram que a maioria dos artigos apresentam relação significativa dos recursos materiais com o bem-estar. Todavia, o peso da associação varia. O segundo estudo foi com uma amostra de 393 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade que responderam a 3ª onda referente ao projeto ISCWeB no Brasil. O método de análise foi a regressão linear múltipla hierárquica, na qual o bem-estar subjetivo foi variável dependente e os recursos materiais individuais e da família foram as variáveis independentes. Encontrou-se que os recursos materiais individuais que apresentaram maior poder de predição foram: ter um lugar para estudar em casa, possuir equipamentos/coisas para a realização de esportes e hobbies, ter acesso a internet e possuir um celular. O bloco acerca dos recursos materiais da família não obteve incremento significativo. ...
Abstract
Studies point to the relationship between access to material resources and well-being. However, few want to know about this relationship for children and adolescents, especially when they answer the survey themselves. Thus, the present dissertation aims to investigate the relationships between material resources and the well-being of children and adolescents. For that, we carried out two studies: the first, a systematic review, and the second, empirical and quantitative. The systematic review v ...
Studies point to the relationship between access to material resources and well-being. However, few want to know about this relationship for children and adolescents, especially when they answer the survey themselves. Thus, the present dissertation aims to investigate the relationships between material resources and the well-being of children and adolescents. For that, we carried out two studies: the first, a systematic review, and the second, empirical and quantitative. The systematic review verified the available evidence on the subject through the PRISMA method. After applying the inclusion and exclusion criteria, 17 studies remained. There was a predominance of data from developed and developing countries and cross-sectional studies. Results showed that most articles have a significant relationship between material resources and well-being. However, the weight of the association varies. The second study involved 393 children and adolescents aged 10 to 14 who responded to the third wave regarding the ISCWeB project in Brazil. The analysis method was hierarchical multiple linear regression, in which subjective well-being was the dependent variable and individual and family material resources were the independent variables. It was found that the individual material resources with the greatest predictive power were: having a place to study at home, owning equipment/things for doing sports and hobbies, having access to the internet and owning a cell phone. The block about the family's material resources did not increase the model significantly. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7682)Psicologia (714)
Este item está licenciado na Creative Commons License
