Método para análise do custo-benefício de folgas no planejamento da construção
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Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Method for cost-benefit analysis of slack in construction planning
Assunto
Resumo
A construção civil pode ser caracterizada como um sistema sociotécnico complexo (SSC), no qual a grande diversidade de elementos que interagem entre si permite a manifestação de variabilidades não antecipadas e fenômenos emergentes, como a resiliência. A resiliência é a capacidade do sistema ajustar seu desempenho para enfrentar eventos esperados e inesperados. Diversos estudos anteriores apontam que o uso de folgas pode contribuir para o desempenho resiliente. As folgas são entendidas nesta di ...
A construção civil pode ser caracterizada como um sistema sociotécnico complexo (SSC), no qual a grande diversidade de elementos que interagem entre si permite a manifestação de variabilidades não antecipadas e fenômenos emergentes, como a resiliência. A resiliência é a capacidade do sistema ajustar seu desempenho para enfrentar eventos esperados e inesperados. Diversos estudos anteriores apontam que o uso de folgas pode contribuir para o desempenho resiliente. As folgas são entendidas nesta dissertação como uma extensão do conceito de buffers, sendo constituídas por recursos de qualquer natureza (por exemplo, pessoas, materiais, espaço, equipamentos e dinheiro). As folgas também podem ser projetadas ou oportunistas e contribuem para lidar com variabilidades antecipadas e não antecipadas. Diante dessa diversidade de recursos, a avaliação de custos e benefícios do acionamento de folgas em termos monetários nem sempre é possível. Assim, princípios mais abstratos da análise de custo benefício (ACB) associados à análise qualitativa podem ser aplicados para avaliação das duas variáveis. A presente dissertação tem como objetivo propor um método para análise do custo benefício de folgas no planejamento da construção. A estratégia de pesquisa utilizada é a Design Science Research, tendo sido desenvolvidos dois estudos em empresas que utilizam o Last Planner System, o qual contribui para o projeto e acionamento de folgas com impacto nos processos de produção, além de criar condições favoráveis para as folgas oportunistas. O primeiro estudo foi realizado em uma indústria de construção modular e o segundo na obra de uma edificação residencial de alto padrão O método proposto é composto por sete passos e foi desenvolvido por meio de ciclos de concepção e refinamento com a participação das duas empresas. As principais fontes de dados durante as aplicações do método foram reuniões de planejamento, análise de documentos, entrevistas semiestruturadas por meio do Método das Decisões Críticas (MDC) e um questionário para avaliação das dimensões custo, benefício e quantidade das folgas. Ao todo, 45 recursos de folga foram identificados, classificados e avaliados segundo as três dimensões por meio da percepção dos respondentes. A razão custo benefício e o benefício líquido foram calculados com base nas respostas e os custos foram coletados em termos monetários, quando possível. As entrevistas por meio do MDC também permitiram a identificação de seis eventos críticos que afetaram o planejamento das empresas e oportunizaram o acionamento de folgas. Como parte do método, são propostos quatro cursos de ações com base na ACB e disponibilidade dos recursos: manter ou eliminar as folgas disponíveis e adquirir ou não adquirir as folgas potenciais, ainda não disponíveis para uso. O trabalho também contribui para a identificação dos componentes dos custos das folgas, os quais foram diferenciados em diretos, indiretos e intangíveis. Por fim, foram desenvolvidas quatro proposições para auxiliar a aplicação do método ...
Abstract
Civil construction is a complex sociotechnical system (CSS) in which the great diversity of elements interacting with each other leads to the manifestation of non-anticipated variability and emergent phenomena, such as resilience. Resilience is conceptualized as the system’s capacity to adjust its performance to face expected and unexpected events. Previous research suggests the deployment of slack as contributor to resilience performance. Slack are framed in this dissertation as an extension o ...
Civil construction is a complex sociotechnical system (CSS) in which the great diversity of elements interacting with each other leads to the manifestation of non-anticipated variability and emergent phenomena, such as resilience. Resilience is conceptualized as the system’s capacity to adjust its performance to face expected and unexpected events. Previous research suggests the deployment of slack as contributor to resilience performance. Slack are framed in this dissertation as an extension of the concept of buffer and refer to resources of any nature (for example, people, materials, space, equipment and money). Slack can also be designed in the system or emerge opportunistically, contributing in both cases to deal with expected and unexpected variabilities. Thus, this diversity of resources hampers the evaluation of costs and benefits of deploying slack in monetary terms. Considering this difficulty, the most abstract cost-benefit analysis (CBA) principles associated with qualitative analysis could be applied to evaluate the two variables. This dissertation aims to propose a method for cost-benefit analysis of slack in construction planning. This investigation adopts Design Science Research as research strategy and two empirical studies were conducted in companies that adopt Last Planner System. This planning and control system contributes to the design and deployment of slack that impact production processes and favors the deployment of opportunistic slack The first study was conducted in a modular construction industry and the second one was conducted in a high standard multistory building’s construction site. The proposed method is composed of seven steps and was developed through cycles of conception and redesign with the participation of both companies. The main sources of evidence used in the application of the method include planning meetings, document analysis, semi structured interviews following the Critical Decisions Methos (CDM) and a questionnaire that encompasses cost, benefit, and quantity dimensions of slack. At total, 45 slack resources were identified, classified, and evaluated according to the three dimensions based on respondents’ perceptions. Cost-benefit ratio and net benefit were then calculated based on responses and costs were also collected in monetary terms, when possible. The CDM interviews also led to the identification of six critical events that affected the companies’ planning system, but also permitted the deployment of slack. As part of the method, four action taking options were proposed based on the CBA and availability of resources: to maintain or to eliminate available slack and to acquire or to not acquire potential slack, which is not yet available for deployment. This research also contributes to the identification of cost components of slack, which were classified in direct, indirect, and intangible. Lastly, four propositions were developed in order to assist the method’s application in the field ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: construção e infraestrutura.
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