"Brasil é América Latina?" : disputas geopolíticas nas aulas de Geografia
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O Brasil frente às questões que envolvem a América Latina (AL) parece estar distante. Esse distanciamento pode ser explicado por diversos fatores e o principal deles são os efeitos do colonialismo e da produção do espaço brasileiro com relação aos demais países latino-americanos. A formação do espaço brasileiro viveu sob a mesma lógica de colonização de toda a América Latina, porém parece experimentar visões diferentes com relação ao espaço. Esse distanciamento promove tensionamentos que compre ...
O Brasil frente às questões que envolvem a América Latina (AL) parece estar distante. Esse distanciamento pode ser explicado por diversos fatores e o principal deles são os efeitos do colonialismo e da produção do espaço brasileiro com relação aos demais países latino-americanos. A formação do espaço brasileiro viveu sob a mesma lógica de colonização de toda a América Latina, porém parece experimentar visões diferentes com relação ao espaço. Esse distanciamento promove tensionamentos que compreendo serem geopolíticos nas aulas de Geografia da educação básica. Por isso, essa pesquisa teve como objetivo central compreender de que forma os estudantes da educação básica percebem o espaço latino-americano e se produzem a partir dele. Para isso, foi desenvolvido uma pesquisa de cunho etnográfico educacional com uma turma de oitavo ano do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Básico Gomes Carneiro, uma instituição pública de ensino situada na cidade de Porto Alegre/RS. As atividades desenvolvidas na escola tiveram a intenção de promover espaços de reflexão sobre a América Latina e perceber de que forma os estudantes compreendem o espaço. A partir disso, foram lançadas questões e proposições aos estudantes com a intenção de verificar seus conhecimentos sobre o espaço latino-americano utilizando diferentes linguagens, como músicas e desenhos. Os resultados evidenciam que há uma lacuna no conhecimento dos estudantes sobre a AL e que em alguns momentos eles desconhecem as questões que produzem este espaço. Ainda, foram convidados a desenvolver desenhos, em que puderam expressar suas visões sobre o espaço e com isso destacaram diversos elementos que fazem parte de suas vivências, momento em que foram os agentes protagonistas na produção dos dados da pesquisa. Por fim, fica evidente a necessária aproximação entre América Latina e Geografia Escolar no sentido de promover práticas que sejam repletas de sentidos e significados e que promovam a formação do estudante do ponto de vista acadêmico e soacial. ...
Resumen
Brasil, ante los problemas que involucran a América Latina (AL), parece estar lejos. Esta distancia puede explicarse por varios factores y el principal son los efectos del colonialismo y la producción del espacio brasileño en relación con otros países latinoamericanos. La formación del espacio brasileño vivió bajo la misma lógica de colonización que la de toda América Latina, pero parece experimentar diferentes visiones sobre el espacio. Esta distancia promueve tensiones que entiendo geopolític ...
Brasil, ante los problemas que involucran a América Latina (AL), parece estar lejos. Esta distancia puede explicarse por varios factores y el principal son los efectos del colonialismo y la producción del espacio brasileño en relación con otros países latinoamericanos. La formación del espacio brasileño vivió bajo la misma lógica de colonización que la de toda América Latina, pero parece experimentar diferentes visiones sobre el espacio. Esta distancia promueve tensiones que entiendo geopolíticas en las clases de Geografía de educación básica. Por lo tanto, el objetivo central de esta investigación fue comprender cómo los estudiantes de educación básica perciben el espacio latinoamericano y se producen a partir de él. Para ello, se realizó una investigación etnográfica educativa con una clase de octavo grado en horario de tarde en la Escuela Estatal de Enseñanza Básica Gomes Carneiro, institución educativa pública ubicada en la ciudad Porto Alegre/RS. Las actividades desarrolladas en la escuela tuvieron como objetivo promover espacios de reflexión sobre América Latina y comprender cómo los estudiantes entienden el espacio. A partir de esto, se formularon preguntas y proposiciones a los estudiantes con la intención de comprobar sus conocimientos sobre el espacio latinoamericano utilizando diferentes lenguajes, como la música y el dibujo. Los resultados muestran que existe un vacío en el conocimiento de los estudiantes sobre AL y que en ocasiones desconocen las problemáticas que producen este espacio. Además, fueron invitados a desarrollar dibujos, en los que pudieron expresar su visión sobre el espacio y así resaltaron diversos elementos que forman parte de sus vivencias, momento en el que fueron protagonistas en la producción de datos de la investigación. Finalmente, se evidencia el necesario acercamiento entre América Latina y la Geografía Escolar para promover prácticas llenas de significados y que impulsen la formación de los estudiantes desde el punto de vista académico y social. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7636)Geografia (858)
Este item está licenciado na Creative Commons License
