Show simple item record

dc.contributor.authorKorzekwa, Júliopt_BR
dc.contributor.authorRamos, Marilia Pattapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-27T06:41:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2176-9257pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289067pt_BR
dc.description.abstractNo artigo examinou-se o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no contexto do desenvolvimento nacional brasileiro. Utilizando dados secundários de fontes como The World Bank, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Nacional de Propriedade Industrial, referentes aos anos de 2018 e 2019, adotou-se uma metodologia quantitativa e descritiva. A análise, fundamentada nas teorias de Celso Furtado e Caio Prado Jr. e sob a perspectiva da economia do conhecimento, comparou o Brasil com outras nações, tais como: Alemanha, Chile e outras, explorando variáveis como dependência econômica e tecnológica, progresso tecnológico, produtividade e questões sociais como distribuição de renda e desigualdade racial. Concluiu-se que o Brasil é classificado como subdesenvolvido, entretanto, os achados apontam que os IFs têm potencial para auxiliar o país a superar os obstáculos que o colocam nesta situação, diante da implementação de políticas públicas que estão alinhadas à concepção de desenvolvimento abordada.pt_BR
dc.description.abstractThe role of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FIs) in the context of Brazilian national development was examined on this article. Using secondary data from sources such as The World Bank, Brazilian Institute of Geography and Statistics and National Institute of Industrial Property, referring to the years 2018 and 2019, a quantitative and descriptive methodology was adopted. The analysis, based on the theories of Celso Furtado and Caio Prado Jr. and from the perspective of the knowledge economy, compared Brazil with other nations, such as: Germany, Chile and others, exploring variables such as economic and technological dependence, technological progress, productivity and social issues such as income distribution and racial inequality. It was concluded that Brazil is classified as underdeveloped, however, the findings indicate that FIs have the potential to help the country overcome the obstacles that place it in this situation, given the implementation of public policies that are aligned with the development concept addressed.en
dc.description.abstractEl artículo examina el papel de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología(IFs) en el contexto del desarrollo nacional brasileño. Utilizando datos secundarios de fuentes como The World Bank, el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y el Instituto Nacional de Propiedad Industrial (INPI), correspondientes a los años 2018 y 2019, se adoptó una metodología cuantitativa y descriptiva. El análisis, fundamentado en las teorías de Celso Furtado y Caio Prado Jr., y bajo la perspectiva de la economía del conocimiento, comparó a Brasil con otras naciones, como Alemania y Chile, explorando variables como la dependencia económica y tecnológica, el progreso tecnológico, la productividad y cuestiones sociales como la distribución de la renta y la desigualdad racial. Se concluyó que Brasil está clasificado como un país subdesarrollado. Sin embargo, los hallazgos indican que los IFs tienen el potencial de ayudar al país a superar los obstáculos que lo mantienen en esa situación, mediante la implementación de políticas públicas alineadas con el concepto de desarrollo abordado.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenvolvimento em debate. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2024), p. 31-55pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectEconomia do conhecimentopt_BR
dc.subjectStateen
dc.subjectFederal institutesen
dc.subjectBrasil : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectKnowledge economyen
dc.subjectDesarrolloes
dc.subjectEstadoes
dc.subjectInstitutos federaleses
dc.subjectEconomía del conocimientoes
dc.titleEstado e desenvolvimento : uma análise a partir dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeState and development : an analysis from the Federal Institutes of Education, Science and Technologyen
dc.title.alternativeEstado y desarrollo : un análisis desde los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnologíaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001243691pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record