Infância e diversidade : a urgência do debate étnico-racial na Educação Infantil
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso reflete minha trajetória pessoal e acadêmica, marcada pelo compromisso com a luta antirracista e a conscientização sobre as desigualdades raciais, especialmente no contexto educacional. Com o objetivo de compreender como a ERER é desenvolvida diante das normativas no cotidiano da Educação Infantil, em uma turma de Berçário II em uma instituição Municipal de Educação Infantil (EMEI), que realizei o segundo estágio da faculdade e o tema que relata a existência ...
Este trabalho de conclusão de curso reflete minha trajetória pessoal e acadêmica, marcada pelo compromisso com a luta antirracista e a conscientização sobre as desigualdades raciais, especialmente no contexto educacional. Com o objetivo de compreender como a ERER é desenvolvida diante das normativas no cotidiano da Educação Infantil, em uma turma de Berçário II em uma instituição Municipal de Educação Infantil (EMEI), que realizei o segundo estágio da faculdade e o tema que relata a existência de núcleos familiares que, infelizmente, cultivam uma percepção de superioridade em relação a outros, utilizando do racismo e discriminação para tal. A experiência vivida na Escola Municipal de Educação Infantil em que realizei meu estágio obrigatório para a conclusão do curso de Pedagogia, aliada aos estudos acadêmicos, destaca a importância de uma educação que vai além dos Direitos de aprendizagem 1 (BNCC, 2018), incorporando práticas pedagógicas que desafiam o racismo estrutural presente nas instituições de ensino. O acesso desigual à educação infantil, especialmente para grupos sociais marginalizados, evidencia a necessidade urgente de uma abordagem educativa que respeite as especificidades culturais e sociais de cada criança, promovendo um ambiente inclusivo e livre de discriminação. Além disso, é enfatizada a importância da seleção cuidadosa de materiais pedagógicos, como livros e brinquedos, que representem a diversidade de identidades e culturas. Além disso, a disparidade econômica no acesso a materiais, como brinquedos, ainda perpetua desigualdades sociais, dificultando a inclusão plena de crianças de classes sociais mais baixas. ...
Abstract
This final course project reflects my personal and academic journey, marked by a commitment to the anti-racist struggle and raising awareness about racial inequalities, especially in the educational context. By understanding how Education for Ethnic-Racial Relations is implemented according to regulations in the daily routine of Early Childhood Education, specifically in a Nursery II class at a Municipal Early Childhood Education Institution where I completed my second internship, I explored th ...
This final course project reflects my personal and academic journey, marked by a commitment to the anti-racist struggle and raising awareness about racial inequalities, especially in the educational context. By understanding how Education for Ethnic-Racial Relations is implemented according to regulations in the daily routine of Early Childhood Education, specifically in a Nursery II class at a Municipal Early Childhood Education Institution where I completed my second internship, I explored the theme of family structures that, unfortunately, foster a sense of superiority over others, perpetuating racism and discrimination.The experience at the Municipal Early Childhood Education Institution where I completed my mandatory internship for the Pedagogy course, combined with academic studies, highlights the importance of an education that goes beyond Learning Rights (BNCC, 2018). It incorporates pedagogical practices that challenge the structural racism present in educational institutions. The unequal access to early childhood education, particularly for marginalized social groups, underscores the urgent need for an educational approach that respects the cultural and social specificities of each child, promoting an inclusive and discrimination-free environment. Furthermore, the careful selection of educational materials, such as books and toys, that represent the diversity of identities and cultures, is emphasized. Additionally, economic disparities in access to materials, such as toys, continue to perpetuate social inequalities, hindering the full inclusion of children from lower social classes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1440)
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