Desenvolvimento linguístico de crianças surdas em um contexto escolar bicultural e bilíngue
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de desenvolvimento linguístico de crianças surdas em um contexto escolar bicultural e bilíngue. Para isso, buscou-se através de referências bibliográficas sobre o tema educação de surdos, língua de sinais e aquisição linguística, a fim de discorrer em relação ao desenvolvimento linguístico de crianças surdas. A questão norteadora deste trabalho é: “Como ocorre o desenvolvimento linguístico de crianças surdas em um contexto escolar bicultural ...
O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de desenvolvimento linguístico de crianças surdas em um contexto escolar bicultural e bilíngue. Para isso, buscou-se através de referências bibliográficas sobre o tema educação de surdos, língua de sinais e aquisição linguística, a fim de discorrer em relação ao desenvolvimento linguístico de crianças surdas. A questão norteadora deste trabalho é: “Como ocorre o desenvolvimento linguístico de crianças surdas em um contexto escolar bicultural e bilíngue?”. A pesquisa desdobra-se em três objetivos específicos: 1) Analisar e compreender o processo de desenvolvimento linguístico de crianças surdas; 2) Compreender como a referência linguística de docentes surdos contribui no desenvolvimento linguístico de crianças surdas e 3) Analisar e discutir os efeitos do contexto escolar bilíngue e bicultural no desenvolvimento linguístico da criança surda. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se como abordagem metodológica a cartografia em uma turma com crianças de 9 a 12 anos de idade em uma escola de surdos da região metropolitana de Porto Alegre entre os meses de fevereiro e novembro de 2024. Através dela, construi-se um diário de campo com excertos de momentos de sala de aula. Através de subsídios teóricos como Morais (2022), Tostes e Lacerda (2020), Dizeu e Caporali (2005) e Skliar (1998), foi possível sistematizar cenas do diário de campo à questões sobre língua de sinais, identidade e cultura surda, educação com perspectiva bicultural e bilíngue, referência docente surda, bem como aquisição e desenvolvimento linguístico. A pesquisa enfatiza a necessidade de aquisição linguística surda na idade adequada e um ambiente escolar favorável à cultura e identidade surda. Ainda, ressalta a relevância da presença adulta surda no contexto escolar destes sujeitos, pois este fator é facilitador de uma construção bicultural e bilíngue forte e positiva. ...
Abstract
The objective of this research is to analyze the linguistic development process of deaf children in a bicultural and bilingual school context. To this end, the study relied on bibliographic references on the topics of deaf education, sign language, and language acquisition to discuss the linguistic development of deaf children. The guiding question of this work is: "How does the linguistic development of deaf children occur in a bicultural and bilingual school context?" The research unfolds int ...
The objective of this research is to analyze the linguistic development process of deaf children in a bicultural and bilingual school context. To this end, the study relied on bibliographic references on the topics of deaf education, sign language, and language acquisition to discuss the linguistic development of deaf children. The guiding question of this work is: "How does the linguistic development of deaf children occur in a bicultural and bilingual school context?" The research unfolds into three specific objectives: 1) To analyze and understand the linguistic development process of deaf children; 2) To understand how the linguistic reference of deaf teachers contributes to the linguistic development of deaf children; and 3) To analyze and discuss the effects of the bilingual and bicultural school context on the linguistic development of deaf children. To achieve the proposed objectives, cartography was employed as a methodological approach in a class of children aged 9 to 12 at a deaf school in the metropolitan region of Porto Alegre between February and November 2024. Through this approach, a field diary was created, containing excerpts from classroom moments. Using theoretical frameworks such as Morais (2022), Tostes and Lacerda (2020), Dizeu and Caporali (2005), and Skliar (1998), it was possible to systematize scenes from the field diary into questions about sign language, deaf identity and culture, education from a bicultural and bilingual perspective, deaf teacher references, as well as language acquisition and development. The research emphasizes the need for deaf linguistic acquisition at an appropriate age and a school environment conducive to deaf culture and identity. Furthermore, it highlights the relevance of deaf adults' presence in the school context of these individuals, as this factor facilitates the construction of a strong and positive bicultural and bilingual identity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1440)
Este item está licenciado na Creative Commons License
