Modelagem matemática: um estudo das recontextualizações pedagógicas de professores da escola básica à luz de Basil Bernstein
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta dissertação consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo em que analisamos, por meio dos discursos de professores da educação básica, como professores egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul recontextualizam a Modelagem Matemática na escola básica. A partir dos conceitos de classificação e enquadramento de Basil Bernstein, observamos de que forma a recontextualização pedagógica é promovida por esses licenciados em suas práticas como docentes. Nossa ferramenta de pesquisa é ...
Esta dissertação consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo em que analisamos, por meio dos discursos de professores da educação básica, como professores egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul recontextualizam a Modelagem Matemática na escola básica. A partir dos conceitos de classificação e enquadramento de Basil Bernstein, observamos de que forma a recontextualização pedagógica é promovida por esses licenciados em suas práticas como docentes. Nossa ferramenta de pesquisa é uma entrevista semiestruturada e a metodologia utilizada na análise de dados é a Análise Textual Discursiva. Utilizamos as narrativas dos docentes para construir oito unidades de significado que, por sua vez, constituem as categorias “Formação por Desempenho”, “Formação por Competência”, “Prática por Desempenho” e “Prática por Competência”. Investigamos a forma como os professores recontextualizam suas vivências acadêmicas de Modelagem Matemática - categorias de Formação - nas suas propostas pedagógicas - categorias de Prática. Concluímos que há padrões, em termos de classificação e enquadramento, na formação dos docentes, mesmo que tenham experiências distintas com Modelagem Matemática. As práticas docentes apresentam, de modo geral, enfraquecimento de classificação e enquadramento no aspecto de papel do professor, mesmo que sigam mais fortalecidas no aspecto de proposição de atividades de Modelagem Matemática. ...
Abstract
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2607)Ensino de Matemática (209)
Este item está licenciado na Creative Commons License
