Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorNemos, Camila Labrespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T06:20:56Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287591pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal compreender quais são os desafios associados ao atendimento hospitalar e à (re)inserção escolar de crianças e adolescentes em tratamento de câncer, especialmente para professores que ensinam matemática. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, no que tange a Educação Inclusiva, a Pedagogia Hospitalar e a Educação Matemática Inclusiva. Para compor o corpus dessa pesquisa, foi feita uma entrevista com uma professora psicopedagoga que atuou no Instituto do Câncer Infantil (ICI) e quatro entrevistas semiestruturadas com professoras e professores de matemática, de alunos-pacientes em tratamento oncológico, que atuam da região metropolitana de Porto Alegre, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise dos dados, foi possível criar quatro categorias: Categoria Assistência à Família, Categoria Aluno-Paciente, Categoria Profissão Docente, Categoria Ensino de Matemática. A partir da construção das categorias foi possível elencar alguns desafios apontados pelos professores no ensino de matemática para alunos em tratamento oncológico como, por exemplo, a falta de formação para professores, a falta de recursos disponíveis pelas redes pública e privada, o desconhecimento sobre o caso em específico, a baixa autoestima do estudante, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research is to understand the challenges associated with hospital care and school (re)integration of children and adolescents undergoing cancer treatment, especially for teachers who teach mathematics. To this end, a literature review was carried out regarding Inclusive Education, Hospital Pedagogy and Inclusive Mathematics Education. To compose the corpus of this research, a interview was carried out with a psychopedagogue teacher who worked at the Children's Cancer Institute (ICI) and four semi-structured interviews with teachers and mathematics teachers, of student-patients undergoing oncological treatment, who work in the metropolitan region of Porto Alegre, analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA). From data analysis, it was possible to create four categories: Family Assistance Category, Student-Patient Category, Teaching Profession Category, Mathematics Teaching Category. From the construction of the categories, it was possible to list some challenges pointed out by teachers in teaching mathematics to students undergoing cancer treatment, such as, for example, the lack of training for teachers, the lack of resources available through public and private networks, the lack of knowledge about the In this specific case, the student's low self-esteem, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectHospital pedagogyen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching mathematicsen
dc.subjectTratamentopt_BR
dc.subjectCancer treatmenten
dc.subjectCâncerpt_BR
dc.titleO ensino de matemática para alunos-pacientes em tratamento oncológico da região metropolitana de Porto Alegre / RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240768pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples