Preservação e difusão de acervos artísticos : pesquisa e documentação no tainacan MACRS
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa investiga a adoção do Tainacan pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para a preservação e difusão do acervo artístico. Enquanto usuária-pesquisadora do repositório digital, interessou-me compreender como a pesquisa e a documentação museológica realizadas para a inserção das obras no repositório contribui para o aprimoramento e a ampliação da comunicação online da coleção do Museu. O quadro teórico utiliza os seguintes conceitos e discussões: musea ...
Esta pesquisa investiga a adoção do Tainacan pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para a preservação e difusão do acervo artístico. Enquanto usuária-pesquisadora do repositório digital, interessou-me compreender como a pesquisa e a documentação museológica realizadas para a inserção das obras no repositório contribui para o aprimoramento e a ampliação da comunicação online da coleção do Museu. O quadro teórico utiliza os seguintes conceitos e discussões: musealização e comunicação museológica (Cury, 2005); musealização da arte (Freire, 1999; Nascimento, 2014; Dominguez-Rúbio, 2014; Barriendos, 2020; Alves, 2020; Caetano e Oliveira, 2020; Heimig e Albuquerque, 2023); pesquisa museológica (Brulon, 2018; Silva, 2019); e pesquisa e documentação museológica em acervos de arte contemporânea (Magalhães, 2014; Silva e Lara, 2021; Llamas-Pacheco, 2022). Utilizando a metodologia de estudo de caso (Gil, 2002, 2008), foram selecionadas oito obras da exposição Matéria Difusa, catalogadas e disponibilizadas no Tainacan da instituição. São elas: Sem título (2001), de Ana Miguel; Espaços para esconderijos (1973-1975/2011), de Carlos Pasquetti; Polícia inspecionará poços em busca de jovem sumida, da série Verdes Complementares (2013), de Dirnei Prates; Sem título, da série Desenhos (1988), de Elida Tessler; Um Edifício (1987), de Jailton Moreira; Deusejo, da série Desleituras (2011), de Jorgge Menna Barreto; Operação Caverna (1987), de Lia Menna Barreto; e Deleitar-se um pouco com os brilhos (2000), de Téti Waldraff. O Projeto Tainacan MACRS demandou que a equipe do Museu revisasse as informações de catalogação das obras e desenvolvesse metadados específicos para a arte contemporânea. Para compreender a fase inicial de implementação do Tainacan, a qual contou com a assessoria museológica do Projeto Gestão de Acervos da UFRGS, foi necessário reconhecer e descrever os critérios e as metodologias de documentação de acervos artísticos utilizados. Além de analisar o repositório, foram entrevistadas a diretora Adriana Boff e a curadora Gabriela Motta sobre o chamado Laboratório Tainacan, espaço criado para discutir a pesquisa e documentação das obras. Buscaram-se, assim, identificar as discussões e investigações do Laboratório que contribuíram para a elaboração dos metadados no Tainacan do MACRS. Desse modo, esta investigação discute como a pesquisa e a documentação museológica realizadas para a inserção de tais obras no repositório Tainacan contribuem para a preservação e a difusão da coleção do Museu, além de promover a produção de conhecimento sobre a instituição e seu acervo. A partir da análise da difusão das obras no Tainacan do MACRS, em diálogo com as entrevistas realizadas e articulando questões e reflexões instigadas pelo quadro teórico, destacamos como considerações finais: a importância da pesquisa e documentação museológica serem ações contínuas e em aberto; o necessário diálogo com os artistas; e o reconhecimento, pelo Museu, da complexidade da documentação de arte contemporânea ao criar o Laboratório Tainacan. ...
Abstract
This research investigates the adoption of Tainacan by the Museum of Contemporary Art of Rio Grande do Sul (MACRS), located in Porto Alegre, for the preservation and dissemination of its artistic collection. As a user-researcher of the digital repository, I sought to understand how the research and museological documentation carried out for the inclusion of artworks in the repository contributes to improving and expanding the online communication of the Museum's collection. The theoretical fram ...
This research investigates the adoption of Tainacan by the Museum of Contemporary Art of Rio Grande do Sul (MACRS), located in Porto Alegre, for the preservation and dissemination of its artistic collection. As a user-researcher of the digital repository, I sought to understand how the research and museological documentation carried out for the inclusion of artworks in the repository contributes to improving and expanding the online communication of the Museum's collection. The theoretical framework employs the following concepts and discussions: musealization and museological communication (Cury, 2005); the musealization of art (Freire, 1999; Nascimento, 2014; Dominguez-Rúbio, 2014; Barriendos, 2020; Alves, 2020; Caetano and Oliveira, 2020; Heimig and Albuquerque, 2023); museological research (Brulon, 2018; Silva, 2019); and research and museological documentation in contemporary art collections (Magalhães, 2014; Silva and Lara, 2021; Llamas-Pacheco, 2022). Employing the case study methodology (Gil, 2002, 2008), eight artworks from the Matéria Difusa exhibition were selected, catalogued, and made available in the Museum's Tainacan repository. These works are: Sem título (2001), by Ana Miguel; Espaços para esconderijos (1973- 1975/2011), by Carlos Pasquetti; Polícia inspecionará poços em busca de jovem sumida, from the series Verdes Complementares (2013), by Dirnei Prates; Sem título, from the series Desenhos (1988), by Elida Tessler; Um Edifício (1987), by Jailton Moreira; Deusejo, from the series Desleituras (2011), by Jorgge Menna Barreto; Operação Caverna (1987), by Lia Menna Barreto; and Deleitar-se um pouco com os brilhos (2000), by Téti Waldraff. The Tainacan MACRS Project required the Museum team to review the cataloguing information of the artworks and to develop specific metadata for contemporary art. To understand the initial phase of implementing Tainacan, which was supported by museological consultancy from the UFRGS Collection Management Project, it was necessary to identify and describe the criteria and methodologies of documentation used for artistic collections. In addition to analyzing the repository, interviews were conducted with the director Adriana Boff and curator Gabriela Motta about the so-called Tainacan Laboratory, a space created to discuss the research and documentation of the artworks. The aim was to identify the discussions and investigations within the Laboratory that contributed to the development of metadata in the MACRS Tainacan repository. Thus, this research explores how the museological research and documentation carried out for the inclusion of these works in the Tainacan repository contributes to the preservation and dissemination of the Museum's collection, while also promoting knowledge production about the institution and its collection. Based on the analysis of the dissemination of the artworks through the MACRS Tainacan repository, in dialogue with the interviews conducted and the issues raised by the theoretical framework, the final considerations highlight: the importance of research and museological documentation as ongoing and open-ended actions; the necessity of dialogue with artists; and the Museum’s acknowledgment of the complexity of contemporary art documentation through the establishment of the Tainacan Laboratory. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6202)
Este item está licenciado na Creative Commons License
