Pensamento computacional : a construção de práticas para atividades desplugadas
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
Computational thinking : developing practices for unplugged activities
Pensamiento computacional : desarrollo de prácticas para actividades desconectadas
Assunto
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a construção de práticas pedagógicas baseadas nos pilares do pensamento computacional (PC) para atividades desplugadas. O PC é uma abordagem utilizada para solucionar problemas complexos com o auxílio de ferramentas da computação que para fins didáticos está dividido em atividades plugadas e desplugadas. O estudo teve como público-alvo estudantes de pedagogia que desenvolveram essas práticas. A metodologia foi qualitativa e descritiva, realizada em três ...
Este artigo tem como objetivo apresentar a construção de práticas pedagógicas baseadas nos pilares do pensamento computacional (PC) para atividades desplugadas. O PC é uma abordagem utilizada para solucionar problemas complexos com o auxílio de ferramentas da computação que para fins didáticos está dividido em atividades plugadas e desplugadas. O estudo teve como público-alvo estudantes de pedagogia que desenvolveram essas práticas. A metodologia foi qualitativa e descritiva, realizada em três etapas: construção de práticas, debate sobre as atividades e avaliação. A coleta de dados ocorreu por meio de observação participante em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e das atividades enviadas por AVA ROODA. Como resultado, os participantes criaram 14 atividades desplugadas para a educação básica,destacando o potencial dessas práticas para inovar na resolução de problemas em diferentes áreas do conhecimento. ...
Abstract
This article aims to present the development of pedagogical practices based on the pillars of computational thinking (CT) for unplugged activities. CT is an approach used to solve complex problems with the aid of computational tools, which, for didactic purposes, is divided into plugged and unplugged activities. The study targeted pedagogy students who developed these practices. The methodology was qualitative and descriptive, carried out in three stages: the construction of practices, discussi ...
This article aims to present the development of pedagogical practices based on the pillars of computational thinking (CT) for unplugged activities. CT is an approach used to solve complex problems with the aid of computational tools, which, for didactic purposes, is divided into plugged and unplugged activities. The study targeted pedagogy students who developed these practices. The methodology was qualitative and descriptive, carried out in three stages: the construction of practices, discussions about the activities, and evaluation. Data collection occurred through participant observation in a virtual learning environment (VLE) and activities submitted via AVA ROODA. As a result, the participants created 14 unplugged activities for basic education, highlightingthe potential of these practices to innovate problem-solving across different fields of knowledge. ...
Resumen
Este artículo tienecomo objetivo presentar el desarrollo de prácticas pedagógicas basadas en los pilares del pensamiento computacional (PC) para actividades desconectadas. El PC es un enfoque utilizado para resolver problemas complejos con la ayuda de herramientas computacionales que, con fines didácticos, se divide en actividades conectadas y desconectadas. El estudio estuvo dirigido a estudiantes de pedagogía que desarrollaron estas prácticas. La metodología fue cualitativa y descriptiva, lle ...
Este artículo tienecomo objetivo presentar el desarrollo de prácticas pedagógicas basadas en los pilares del pensamiento computacional (PC) para actividades desconectadas. El PC es un enfoque utilizado para resolver problemas complejos con la ayuda de herramientas computacionales que, con fines didácticos, se divide en actividades conectadas y desconectadas. El estudio estuvo dirigido a estudiantes de pedagogía que desarrollaron estas prácticas. La metodología fue cualitativa y descriptiva, llevada a cabo en tres etapas: la construcción de prácticas, debates sobre las actividades y evaluación. La recolección de datos se realizó a través de la observación participante en un entorno virtual de aprendizaje (EVA) y las actividades enviadas por EVA ROODA. Como resultado, los participantes crearon 14 actividades desconectadas para la educación básica, destacando el potencial de estas prácticas para innovar en la resolución de problemas en diferentes áreas del conocimiento. ...
Contido em
Revista Caderno Pedagógico. Curitiba, PR. Vol. 22, n. 5, (2024), p. 1-16
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


