Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMinuzi, Nathalie Assunçãopt_BR
dc.contributor.authorSonego, Anna Helena Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-12T06:55:48Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1983-0882pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/285097pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar a construção de práticas pedagógicas baseadas nos pilares do pensamento computacional (PC) para atividades desplugadas. O PC é uma abordagem utilizada para solucionar problemas complexos com o auxílio de ferramentas da computação que para fins didáticos está dividido em atividades plugadas e desplugadas. O estudo teve como público-alvo estudantes de pedagogia que desenvolveram essas práticas. A metodologia foi qualitativa e descritiva, realizada em três etapas: construção de práticas, debate sobre as atividades e avaliação. A coleta de dados ocorreu por meio de observação participante em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e das atividades enviadas por AVA ROODA. Como resultado, os participantes criaram 14 atividades desplugadas para a educação básica,destacando o potencial dessas práticas para inovar na resolução de problemas em diferentes áreas do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present the development of pedagogical practices based on the pillars of computational thinking (CT) for unplugged activities. CT is an approach used to solve complex problems with the aid of computational tools, which, for didactic purposes, is divided into plugged and unplugged activities. The study targeted pedagogy students who developed these practices. The methodology was qualitative and descriptive, carried out in three stages: the construction of practices, discussions about the activities, and evaluation. Data collection occurred through participant observation in a virtual learning environment (VLE) and activities submitted via AVA ROODA. As a result, the participants created 14 unplugged activities for basic education, highlightingthe potential of these practices to innovate problem-solving across different fields of knowledge.en
dc.description.abstractEste artículo tienecomo objetivo presentar el desarrollo de prácticas pedagógicas basadas en los pilares del pensamiento computacional (PC) para actividades desconectadas. El PC es un enfoque utilizado para resolver problemas complejos con la ayuda de herramientas computacionales que, con fines didácticos, se divide en actividades conectadas y desconectadas. El estudio estuvo dirigido a estudiantes de pedagogía que desarrollaron estas prácticas. La metodología fue cualitativa y descriptiva, llevada a cabo en tres etapas: la construcción de prácticas, debates sobre las actividades y evaluación. La recolección de datos se realizó a través de la observación participante en un entorno virtual de aprendizaje (EVA) y las actividades enviadas por EVA ROODA. Como resultado, los participantes crearon 14 actividades desconectadas para la educación básica, destacando el potencial de estas prácticas para innovar en la resolución de problemas en diferentes áreas del conocimiento.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Caderno Pedagógico. Curitiba, PR. Vol. 22, n. 5, (2024), p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectUnplugged activitiesen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectPensamiento computacionales
dc.subjectActividades desconectadases
dc.subjectFormación inicial de docenteses
dc.subjectPrácticas pedagógicases
dc.titlePensamento computacional : a construção de práticas para atividades desplugadaspt_BR
dc.title.alternativeComputational thinking : developing practices for unplugged activitiesen
dc.title.alternativePensamiento computacional : desarrollo de prácticas para actividades desconectadases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001241199pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples