Afetividade na educação de jovens e adultos : uma revisão bibliográfica
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo busca destacar a importância de abordarmos sobre a afetividade sobretudo com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. O objetivo desta pesquisa é compreender a afetividade e sua importância ao abordarmos sobre a educação de jovens e adultos. Especificamente pretende-se analisar como o vínculo entre professor e aluno influencia no processo de ensino e aprendizagem além de evidenciar os fatores que operam por trás das dificuldades dos alunos. Essa pesquisa buscou apresen ...
O presente estudo busca destacar a importância de abordarmos sobre a afetividade sobretudo com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. O objetivo desta pesquisa é compreender a afetividade e sua importância ao abordarmos sobre a educação de jovens e adultos. Especificamente pretende-se analisar como o vínculo entre professor e aluno influencia no processo de ensino e aprendizagem além de evidenciar os fatores que operam por trás das dificuldades dos alunos. Essa pesquisa buscou apresentar as discussões de OLIVEIRA, 2001; LURIA 2010 ; FREIRE 1996; ao abordarmos a afetividade na educação de jovens e adultos. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Na sequência é apresentado o quadro geral dos trabalhos selecionados para esta pesquisa. Ele destaca a autoria, o título, o tipo de trabalho, a área do conhecimento, o ano de publicação e a universidade onde foram produzidos. A partir da metodologia da análise de conteúdo Bardin (1977), foram desenvolvidas três etapas. Na primeira, na pré-análise, foi realizada a leitura flutuante, identificando os principais temas presentes. Na segunda, foram definidas quatro categorias de análise: Importância da afetividade na relação entre professores e estudantes; aprendizagem e afetividade; condição social e afetividade e permanência e afetividade. A terceira etapa, que é a interpretação dos dados, será realizada na sequência. A partir das análises foi possível constatar que a afetividade deve ser reconhecida como um componente indispensável da educação, sendo promovida intencionalmente em todas as esferas escolares para garantir uma experiência de aprendizagem mais significativa, inclusiva e transformadora. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1441)
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