Narrativas de Mulheres Negras no Curso de Pedagogia da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Passados mais de quinze anos do início da implementação das Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), muitos estudantes negros e negras não encontram espaços de escuta e acolhida em seus cursos de graduação, tampouco, reconhecem-se nos currículos propostos para sua formação. A partir da análise de experiência autobiográfica, este trabalho busca compreender alguns dos principais desafios enfrentados por mulheres negras, estudantes do curso de Pedagogia da UFRGS. Par ...
Passados mais de quinze anos do início da implementação das Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), muitos estudantes negros e negras não encontram espaços de escuta e acolhida em seus cursos de graduação, tampouco, reconhecem-se nos currículos propostos para sua formação. A partir da análise de experiência autobiográfica, este trabalho busca compreender alguns dos principais desafios enfrentados por mulheres negras, estudantes do curso de Pedagogia da UFRGS. Para tanto, busca-se como aporte teórico metodológico, autoras do Feminismo Negro e o conceito de Escrevivência, desenvolvido pela intelectual Conceição Evaristo (2020). A partir dessas premissas, seis estudantes negras do curso de Pedagogia foram convidadas a socializarem suas narrativas através da escrita com a pesquisadora. Verifica-se pontos de aproximação nas trajetórias das pesquisadas, a exemplo das dificuldades para finalização do curso no tempo esperado, a necessidade de conciliar a vida acadêmica com compromissos pessoais e profissionais e ainda, o não reconhecimento em bibliografias utilizadas pelos professores e professoras. Espera-se que este estudo colabore para uma maior compreensão das experiências das mulheres negras na universidade, potencializando estratégias para superar desafios e fortalecer a luta contra o racismo. ...
Resumen
Más de quince años después de la implementación de Acciones Afirmativas en la Universidad Federal de Río Grande del Sur (UFRGS), muchas estudiantes negras siguen sin encontrar espacios de escucha y acogida en sus carreras de pregrado, ni se reconocen en los currículos propuestos. A partir del análisis de experiencias autobiográficas, este trabajo busca comprender los principales desafíos enfrentados por mujeres negras estudiantes de Pedagogía en la UFRGS. Se utiliza como marco teórico-metodológ ...
Más de quince años después de la implementación de Acciones Afirmativas en la Universidad Federal de Río Grande del Sur (UFRGS), muchas estudiantes negras siguen sin encontrar espacios de escucha y acogida en sus carreras de pregrado, ni se reconocen en los currículos propuestos. A partir del análisis de experiencias autobiográficas, este trabajo busca comprender los principales desafíos enfrentados por mujeres negras estudiantes de Pedagogía en la UFRGS. Se utiliza como marco teórico-metodológico el Feminismo Negro y el concepto de "Escribidura" de Conceição Evaristo (2020). Seis estudiantes negras de Pedagogía compartieron sus narrativas escritas con la investigadora. Se identificaron puntos comunes en sus trayectorias: dificultades para finalizar el curso en el tiempo esperado, necesidad de conciliar vida académica con compromisos personales y profesionales, y falta de representación en bibliografías utilizadas por profesores. Este estudio busca contribuir a una mayor comprensión de las experiencias de mujeres negras en la universidad, fortaleciendo estrategias para superar desafíos y combatir el racismo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1441)
Este item está licenciado na Creative Commons License
