Comunidade de práticas de sociologia escolar : uma agenda alternativa ao conceito de campo
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
Community of practices in school sociology : an alternative agenda to the concept of field
Assunto
Resumo
O artigo tem como objetivo deslocar a ênfase dada ao conceito de “campo” para a noção de “comunidade de práticas” como agenda de pesquisas sobre sociologia escolar. Para isso, apresenta a sociologia relacional de Pierre Bourdieu e um prolongamento crítico sobre ela, desde a abordagem de Bernard Lahire. Depois, reconstrói as discussões sobre a possibilidadede classificação das práticas realizadas em torno de ensinar e aprender sociologia como um campo, subcampo ou campo em processo de autonomiza ...
O artigo tem como objetivo deslocar a ênfase dada ao conceito de “campo” para a noção de “comunidade de práticas” como agenda de pesquisas sobre sociologia escolar. Para isso, apresenta a sociologia relacional de Pierre Bourdieu e um prolongamento crítico sobre ela, desde a abordagem de Bernard Lahire. Depois, reconstrói as discussões sobre a possibilidadede classificação das práticas realizadas em torno de ensinar e aprender sociologia como um campo, subcampo ou campo em processo de autonomização no Brasil. Por fim, o texto destaca a antropologia educacional de Jean Lave e Etienne Wenger enquanto um registro teórico promissor para a investigação acerca da aprendizagem de conhecimentos sociológicos, elencando como principal argumento seu caráter menos afeito à reprodução deconflitos e hierarquias. ...
Abstract
The article aims to shift the emphasis given to the concept of “field” to the notion of“community of practices” as a research agenda on school sociology. To this end, it presentsPierre Bourdieu's relational sociology and a critical extension of it, from Bernard Lahire'sapproach. Afterwards, it reconstructs the discussions about the possibility of classifying thepractices carried out around teaching and learning sociology as a field, subfield or field in the process of autonomy in Brazil. Finall ...
The article aims to shift the emphasis given to the concept of “field” to the notion of“community of practices” as a research agenda on school sociology. To this end, it presentsPierre Bourdieu's relational sociology and a critical extension of it, from Bernard Lahire'sapproach. Afterwards, it reconstructs the discussions about the possibility of classifying thepractices carried out around teaching and learning sociology as a field, subfield or field in the process of autonomy in Brazil. Finally, the text highlights the educational anthropology ofJean Lave and Etienne Wenger as a promising theoretical record for research into the learningof sociological knowledge, listing as its main argument its character that is less prone to thereproduction of conflicts and hierarchies. ...
Contido em
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 8, n. 2 (ago./dez. 2024), p. 1-21
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
