Comunidade de práticas de sociologia escolar : uma agenda alternativa ao conceito de campo
dc.contributor.author | Caprara, Bernardo Mattes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-01T06:58:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-3707 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284643 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem como objetivo deslocar a ênfase dada ao conceito de “campo” para a noção de “comunidade de práticas” como agenda de pesquisas sobre sociologia escolar. Para isso, apresenta a sociologia relacional de Pierre Bourdieu e um prolongamento crítico sobre ela, desde a abordagem de Bernard Lahire. Depois, reconstrói as discussões sobre a possibilidadede classificação das práticas realizadas em torno de ensinar e aprender sociologia como um campo, subcampo ou campo em processo de autonomização no Brasil. Por fim, o texto destaca a antropologia educacional de Jean Lave e Etienne Wenger enquanto um registro teórico promissor para a investigação acerca da aprendizagem de conhecimentos sociológicos, elencando como principal argumento seu caráter menos afeito à reprodução deconflitos e hierarquias. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article aims to shift the emphasis given to the concept of “field” to the notion of“community of practices” as a research agenda on school sociology. To this end, it presentsPierre Bourdieu's relational sociology and a critical extension of it, from Bernard Lahire'sapproach. Afterwards, it reconstructs the discussions about the possibility of classifying thepractices carried out around teaching and learning sociology as a field, subfield or field in the process of autonomy in Brazil. Finally, the text highlights the educational anthropology ofJean Lave and Etienne Wenger as a promising theoretical record for research into the learningof sociological knowledge, listing as its main argument its character that is less prone to thereproduction of conflicts and hierarchies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 8, n. 2 (ago./dez. 2024), p. 1-21 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | School sociology | en |
dc.subject | Teaching sociology | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Sociologia relacional | pt_BR |
dc.subject | Situated learning | en |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Community of practices | en |
dc.subject | Social fields | en |
dc.title | Comunidade de práticas de sociologia escolar : uma agenda alternativa ao conceito de campo | pt_BR |
dc.title.alternative | Community of practices in school sociology : an alternative agenda to the concept of field | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001239536 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42354)Ciências Humanas (7339)