Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaprara, Bernardo Mattespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-01T06:58:29Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2594-3707pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284643pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo deslocar a ênfase dada ao conceito de “campo” para a noção de “comunidade de práticas” como agenda de pesquisas sobre sociologia escolar. Para isso, apresenta a sociologia relacional de Pierre Bourdieu e um prolongamento crítico sobre ela, desde a abordagem de Bernard Lahire. Depois, reconstrói as discussões sobre a possibilidadede classificação das práticas realizadas em torno de ensinar e aprender sociologia como um campo, subcampo ou campo em processo de autonomização no Brasil. Por fim, o texto destaca a antropologia educacional de Jean Lave e Etienne Wenger enquanto um registro teórico promissor para a investigação acerca da aprendizagem de conhecimentos sociológicos, elencando como principal argumento seu caráter menos afeito à reprodução deconflitos e hierarquias.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to shift the emphasis given to the concept of “field” to the notion of“community of practices” as a research agenda on school sociology. To this end, it presentsPierre Bourdieu's relational sociology and a critical extension of it, from Bernard Lahire'sapproach. Afterwards, it reconstructs the discussions about the possibility of classifying thepractices carried out around teaching and learning sociology as a field, subfield or field in the process of autonomy in Brazil. Finally, the text highlights the educational anthropology ofJean Lave and Etienne Wenger as a promising theoretical record for research into the learningof sociological knowledge, listing as its main argument its character that is less prone to thereproduction of conflicts and hierarchies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 8, n. 2 (ago./dez. 2024), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSchool sociologyen
dc.subjectTeaching sociologyen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSociologia relacionalpt_BR
dc.subjectSituated learningen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCommunity of practicesen
dc.subjectSocial fieldsen
dc.titleComunidade de práticas de sociologia escolar : uma agenda alternativa ao conceito de campopt_BR
dc.title.alternativeCommunity of practices in school sociology : an alternative agenda to the concept of fielden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001239536pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples