Socialidades poéticas e o direito à cidade : reflexões sobre a influência das rodas de Slam nas percepções de estudantes da EJA
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
No presente estudo, proponho investigar a influência das rodas de poesia Slam na Educação de Jovens e Adultos Marista Vettorello, examinando como suas práticas podem simbolizar ideias diversas de ocupação e de apropriação de espaços tanto físicos quanto sociais. Para tanto, realizo um diálogo com o conceito de direito à cidade, do sociólogo francês Henri Lefebvre (1968), e de vocalidade e poesia do historiador medievalista suíço, Paul Zumthor (1987). Para guiar o desenvolvimento da pesquisa, ex ...
No presente estudo, proponho investigar a influência das rodas de poesia Slam na Educação de Jovens e Adultos Marista Vettorello, examinando como suas práticas podem simbolizar ideias diversas de ocupação e de apropriação de espaços tanto físicos quanto sociais. Para tanto, realizo um diálogo com o conceito de direito à cidade, do sociólogo francês Henri Lefebvre (1968), e de vocalidade e poesia do historiador medievalista suíço, Paul Zumthor (1987). Para guiar o desenvolvimento da pesquisa, examino a seguinte questão: a inserção das rodas de poesia Slam na EJA Marista Vettorello podem fomentar o direito à cidade através da experienciação literária e poética? Por meio desta linha teórica, procurei identificar espaços públicos onde o Slam é realizado no município de Porto Alegre, mapeando as localidades e estabelecendo uma relação entre a manifestação poética e a reivindicação do direito à cidade. Verifiquei a participação das/os estudantes da EJA Marista Vettorello nesses eventos, inserindo a modalidade no colégio como instrumento pedagógico para debater a apropriação dos espaços institucionais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa explicativa, por meio da observação participante, a utilização de um diário de campo e a aplicação de um questionário de 16 perguntas diretivas e não diretivas divididas em dois blocos: identificação/trajetória de vida e leitura/poesia/Slam. As categorias de investigação foram definidas a priori, com base na literatura revisada, sendo elas: 1) experienciação e vivência com o Slam (interesse, motivação e participação); 2) características do Slam; 3) fortalecimento da identidade e do sentimento de pertencimento; 4) Slam e espaços públicos, 5) Slam e autorreflexão e 6) influência das rodas de Slam no reconhecimento ao direito à cidade. Os dados apresentados buscam elucidar a conexão entre a ações artísticas, a ocupação do espaço e o reconhecimento do direito à cidade, tudo isso mediado pela poesia no contexto da educação de jovens e adultos. ...
Abstract
In the present study, I propose to investigate the influence of Slam poetry circles on Marista Vettorello Youth and Adult Education, examining how their practices can symbolize different ideas of occupation and appropriation of both physical and social spaces. To this end, I carry out a dialogue with the concept of right to the city, by the French sociologist Henri Lefebvre (1968), and vocality and poetry by the Swiss medievalist historian, Paul Zumthor (1987). To guide the development of the r ...
In the present study, I propose to investigate the influence of Slam poetry circles on Marista Vettorello Youth and Adult Education, examining how their practices can symbolize different ideas of occupation and appropriation of both physical and social spaces. To this end, I carry out a dialogue with the concept of right to the city, by the French sociologist Henri Lefebvre (1968), and vocality and poetry by the Swiss medievalist historian, Paul Zumthor (1987). To guide the development of the research, I examine the following question: can the inclusion of Slam poetry circles at EJA Marista Vettorello promote the right to the city through literary and poetic experience? Through this theoretical line, I sought to identify public spaces where the Slam is held in the city of Porto Alegre, mapping the locations and establishing a relationship between the poetic manifestation and the claim for the right to the city. I verified the participation of EJA Marista Vettorello students in these events, inserting the modality in the school as a pedagogical instrument to debate the appropriation of institutional spaces. The research adopted a qualitative approach with a correlational and explanatory scope, through participant observation and the application of a questionnaire with 16 directive and non-directive questions divided into two blocks: identification/life trajectory and reading/poetry/Slam. The research categories were defined a priori, based on the reviewed literature, as follows: 1) experience and experience with Slam (interest, motivation and participation); 2) characteristics of the Slam; 3) strengthening identity and sense of belonging; 4) Slam and public spaces, 5) Slam and self-reflection and 6) influence of Slam circles in recognizing the right to the city. The data presented seeks to elucidate the connection between artistic actions, the occupation of space and the recognition of the right to the city, all mediated by poetry in the context of youth and adult education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7602)Sociologia (555)
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