Mostrar el registro sencillo del ítem
Mapeamento de jogos de tabuleiro comercializados com foco em habilidades relacionadas à alfabetização
dc.contributor.advisor | Camini, Patrícia | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Flávia Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T06:46:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284142 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os jogos de tabuleiro que são comercializados com foco em habilidades relacionadas à alfabetização. A pesquisa foi motivada pela carência de estudos que diferenciam e analisam comparativamente os jogos de tabuleiro voltados para a alfabetização tendo como referência o próprio campo da Alfabetização, em sua perspectiva didática. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa utilizada foi a análise documental, a partir de mapeamento de jogos de tabuleiro em sites de e-commerce relevantes. Além disso, a metodologia também inclui a análise da literatura acadêmica sobre jogos de tabuleiro e alfabetização para fundamentar a pesquisa. A amostra da pesquisa foi composta por 10 jogos, os quais foram classificados em três categorias: categoria 1 - dois jogos abordaram a consciência fonológica, no âmbito das rimas, sem apresentar relação com a escrita; categoria 2 - três jogos abordaram a introdução de princípios do sistema de escrita alfabética (SEA), como o reconhecimento de letras e relações grafofônicas; e categoria 3 - cinco jogos sistematizam as correspondências grafofônicas apoiando o desenvolvimento da fluência de leitura. Os resultados indicam que 50% da amostra de jogos analisados estão nas categorias 1 e 2, que visam desenvolver habilidades mais iniciais da alfabetização. Os outros 50% da amostra estão na categoria 3, que requererem mais conhecimentos sobre o SEA e mais flexibilidade cognitiva para manipulação das unidades para formar e ler palavras. As análises apresentam algumas potencialidades e limitações dos jogos de tabuleiros da amostra, assim como hipóteses para a quantidade reduzida desse tipo de jogo encontrada para comercialização online. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de jogos de tabuleiro comercializados com foco em habilidades relacionadas à alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001240780 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Tesinas de Curso de Grado (38573)Tesinas Pedagogía (1441)