Mapeamento de jogos de tabuleiro comercializados com foco em habilidades relacionadas à alfabetização
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os jogos de tabuleiro que são comercializados com foco em habilidades relacionadas à alfabetização. A pesquisa foi motivada pela carência de estudos que diferenciam e analisam comparativamente os jogos de tabuleiro voltados para a alfabetização tendo como referência o próprio campo da Alfabetização, em sua perspectiva didática. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa utilizada f ...
A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os jogos de tabuleiro que são comercializados com foco em habilidades relacionadas à alfabetização. A pesquisa foi motivada pela carência de estudos que diferenciam e analisam comparativamente os jogos de tabuleiro voltados para a alfabetização tendo como referência o próprio campo da Alfabetização, em sua perspectiva didática. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa utilizada foi a análise documental, a partir de mapeamento de jogos de tabuleiro em sites de e-commerce relevantes. Além disso, a metodologia também inclui a análise da literatura acadêmica sobre jogos de tabuleiro e alfabetização para fundamentar a pesquisa. A amostra da pesquisa foi composta por 10 jogos, os quais foram classificados em três categorias: categoria 1 - dois jogos abordaram a consciência fonológica, no âmbito das rimas, sem apresentar relação com a escrita; categoria 2 - três jogos abordaram a introdução de princípios do sistema de escrita alfabética (SEA), como o reconhecimento de letras e relações grafofônicas; e categoria 3 - cinco jogos sistematizam as correspondências grafofônicas apoiando o desenvolvimento da fluência de leitura. Os resultados indicam que 50% da amostra de jogos analisados estão nas categorias 1 e 2, que visam desenvolver habilidades mais iniciais da alfabetização. Os outros 50% da amostra estão na categoria 3, que requererem mais conhecimentos sobre o SEA e mais flexibilidade cognitiva para manipulação das unidades para formar e ler palavras. As análises apresentam algumas potencialidades e limitações dos jogos de tabuleiros da amostra, assim como hipóteses para a quantidade reduzida desse tipo de jogo encontrada para comercialização online. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1441)
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