A justiça restaurativa aplicada na execução de medidas socioeducativas e sua compatibilidade com a doutrina da proteção integral
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Busca-se examinar a medida com que práticas de Justiça Restaurativa aplicadas na fase de execução de medidas socioeducativas observam o princípio socioeducativo. Mas se o faz não em consideração a toda e qualquer interpretação do princípio socioeducativo, mas estritamente em relação àquela que é considerada compatível com a Doutrina da Proteção Integral. Ocorre que, em consideração aos fundamentos específicos de educação e socialização que norteiam a intervenção punitiva na seara juvenil em com ...
Busca-se examinar a medida com que práticas de Justiça Restaurativa aplicadas na fase de execução de medidas socioeducativas observam o princípio socioeducativo. Mas se o faz não em consideração a toda e qualquer interpretação do princípio socioeducativo, mas estritamente em relação àquela que é considerada compatível com a Doutrina da Proteção Integral. Ocorre que, em consideração aos fundamentos específicos de educação e socialização que norteiam a intervenção punitiva na seara juvenil em comparação ao universo penal adulto, cogita-se que não será toda e qualquer abordagem restaurativa passível de ser adotada no processo socioeducativo que mostrar-se-á compatível com o princípio socioeducativo valorado sob à ótica da proteção integral. Logo, em última análise, busca-se examinar se a adoção de práticas de Justiça Restaurativa na fase de execução de medidas socioeducativas é compatível com a Doutrina da Proteção Integral. Projeta-se examinar dita compatibilização tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Inicialmente, o exame teórico compreende a análise, de um lado, dos fundamentos que caracterizam a Doutrina da Proteção Integral e a interpretação do princípio socioeducativo que com ela é compatível; e, de outro lado, dos fundamentos que caracterizam a Justiça Restaurativa. Então, este exame teórico culmina, a partir da correlação das categorias acima referidas, no apontamento de quais pressupostos uma dada prática restaurativa aplicada no sistema socioeducativo brasileiro deve observar para ser compatível com a Doutrina da Proteção Integral. Por fim, apresenta-se e analisa-se os resultados de pesquisa empírica, realizada com o propósito de aferir a medida concreta com que práticas restaurativas diversas entre si e aplicadas em espaços territoriais distintos no sistema socioeducativo brasileiro observavam ditos pressupostos. Conclui-se, então, que a Justiça Restaurativa, quando aplicada de forma concomitante à execução de uma medida socioeducativa, é compatível com a Doutrina da Proteção Integral, na medida em que reconhecer o socioeducando em sua autonomia e subjetividade, promover a sua reinserção social e distanciar-se da lógica punitiva que caracteriza o modelo retributivo. ...
Abstract
The aim is to examine the extent to which Restorative Justice practices applied in the implementation phase of socio-educational measures comply with the socio-educational principle. However, this is not done in consideration of any and all interpretations of the socio educational principle, but strictly in relation to those that are considered compatible with the Doctrine of Integral Protection. However, considering the specific foundations of education and socialization that guide punitive in ...
The aim is to examine the extent to which Restorative Justice practices applied in the implementation phase of socio-educational measures comply with the socio-educational principle. However, this is not done in consideration of any and all interpretations of the socio educational principle, but strictly in relation to those that are considered compatible with the Doctrine of Integral Protection. However, considering the specific foundations of education and socialization that guide punitive intervention in the juvenile sphere in comparison to the adult criminal universe, it is considered that not every and any restorative approach that can be adop ted in the socio-educational process will prove to be compatible with the socio-educational principle valued from the perspective of integral protection. Therefore, ultimately, the aim is to examine whether the adoption of Restorative Justice practices in the implementation phase of socio-educational measures is compatible with the Doctrine of Integral Protection. The aim is to examine this compatibility from both a theoretical and practical perspective. Initially, the theoretical examination includes the analysis, on the one hand, of the foundations that characterize the Doctrine of Integral Protection and the interpretation of the socio-educational principle that is compatible with it; and, on the other hand, of the foundations that characterize Restorative Justice. Then, this theoretical examination culminates, based on the correlation of the aforementioned categories, in the indication of which assumptions a given restorative practice applied in the Brazilian socio-educational system must observe in order to be compatible with the Doctrine of Integral Protection. Finally, the results of empirical research are presented and analyzed, carried out with the purpose of measuring the concrete extent to which different restorative practices applied in different territorial spaces in the Brazilian socio educational system observed these assumptions. It is concluded, then, that Restorative Justice, when applied concomitantly with the execution of a socio-educational measure, is compatible with the Doctrine of Integral Protection, insofar as it recognizes the adolescent in his/her autonomy and subjectivity, promotes his/her social reintegration and distances itself from the punitive logic that characterizes the retributive model. ...
Resumen
El objetivo es examinar en qué medida las prácticas de Justicia Restaurativa aplicadas en la fase de implementación de medidas socioeducativas respetan el principio socioeducativo. Pero esto no se hace en consideración de todas las interpretaciones del principio socioeducativo, sino estrictamente en relación con aquello que se considera compatible con la Doctrina de Pro tección Integral. Resulta que, considerando los fundamentos específicos de educación y socia lización que orientan la interven ...
El objetivo es examinar en qué medida las prácticas de Justicia Restaurativa aplicadas en la fase de implementación de medidas socioeducativas respetan el principio socioeducativo. Pero esto no se hace en consideración de todas las interpretaciones del principio socioeducativo, sino estrictamente en relación con aquello que se considera compatible con la Doctrina de Pro tección Integral. Resulta que, considerando los fundamentos específicos de educación y socia lización que orientan la intervención punitiva en el sector juvenil en comparación con el uni verso penal adulto, se considera que no todos los enfoques restaurativos que pueden ser adop tados en el proceso socioeducativo resultarán compatibles con el principio socioeducativo va lorado desde la perspectiva de la protección integral. Por ello, en última instancia, el objetivo es examinar en qué medida la adopción de prácticas de Justicia Restaurativa en la fase de im plementación de medidas socioeducativas es compatible con la Doctrina de Protección Integral. El objetivo es examinar esta compatibilidad tanto desde un punto de vista teórico como práctico. Inicialmente, el examen teórico comprende el análisis, por un lado, de los fundamentos que caracterizan la Doctrina de Protección Integral y la interpretación del principio socioeducativo que sea compatible con la misma; y, por otro lado, los fundamentos que caracterizan a la Justicia Restaurativa. Por lo tanto, este examen teórico culmina, a partir de la correlación de las catego rías mencionadas anteriormente, en señalar qué supuestos debe cumplir una determinada prác tica restaurativa aplicada en el sistema socioeducativo brasileño para ser compatible con la Doctrina de Protección Integral. Finalmente, se presentan y analizan los resultados de investi gaciones empíricas realizadas con el propósito de medir en qué medida concretas diferentes prácticas restaurativas y aplicadas en diferentes espacios territoriales del sistema socioeduca tivo brasileño respondieron a estos supuestos. Se concluye, entonces, que la Justicia Restaura tiva, cuando se aplica concomitantemente con la ejecución de una medida socioeducativa, es compatible con la Doctrina de Protección Integral, en la medida en que reconoce a los socio educados en su autonomía y subjetividad, promoviendo su reinserción social. y alejarse de la lógica punitiva que caracteriza al modelo retributivo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Programa de Pós-Graduação em Direito.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6156)Law (804)
This item is licensed under a Creative Commons License