Mudança organizacional e competitividade : um estudo de caso em empresa de telecomunicações
Visualizar/abrir
Data
2000Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O presente estudo trata da mudança organizacional no âmbito da empresa. O objetivo desta pesquisa foi verificar o processo de aprendizagem organizacional, utilizando a abordagem SODA (Strategic Option Development and Analysis) em cenário de competitividade, aplicada a uma empresa de telecomunicações (TELEMS), através de um estudo de caso. Para tanto, foi utilizada uma dinâmica a um pequeno grupo selecionado na organização, abordando uma questão complexa, no caso: como tornar o trabalho multifun ...
O presente estudo trata da mudança organizacional no âmbito da empresa. O objetivo desta pesquisa foi verificar o processo de aprendizagem organizacional, utilizando a abordagem SODA (Strategic Option Development and Analysis) em cenário de competitividade, aplicada a uma empresa de telecomunicações (TELEMS), através de um estudo de caso. Para tanto, foi utilizada uma dinâmica a um pequeno grupo selecionado na organização, abordando uma questão complexa, no caso: como tornar o trabalho multifuncional. A construção do processo de aprendizagem deu-se em grupo, com apoio da metodologia SODA, com a construção dos mapas cognitivos, a partir da aplicação da técnica de brainstorming. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o processo de mudança organizacional, em cenário competitivo, depende da aprendizagem dos colaboradores da organização. A pesquisa evidencia, ainda, a força da decisão em grupo, na construção do processo de aprendizagem, e reforça as principais características do modelo ad hocrático de gestão. Como alternativas ao trabalho multifuncional, o grupo pesquisado ofereceu um número significativo de soluções, pressupondo formas diferentes de organização do trabalho. No entanto, ficou claro que a organização necessita deixar de pensar como máquina e pensar como ser vivo, que permanentemente precisa aprender a aprender. ...
Abstract
This study is about organizational change in the enterprise circuit. The purpose of this research has been to verify the process of organizational learning, using the SODA (Strategic Option Development and Analysis) approach in a competitive setting and to apply it to an enterprise of telecommunications (TELEMS), through case study. Hence, a dynamic was applied to a small group, selected from the organization, to approach a complex question, in this case, how to make work multifunctional. To bu ...
This study is about organizational change in the enterprise circuit. The purpose of this research has been to verify the process of organizational learning, using the SODA (Strategic Option Development and Analysis) approach in a competitive setting and to apply it to an enterprise of telecommunications (TELEMS), through case study. Hence, a dynamic was applied to a small group, selected from the organization, to approach a complex question, in this case, how to make work multifunctional. To build up the process of learning, the SODA method was used in groups, which made cognitive maps, beginning with a technique called brainstorming. The results of the research allow us to conclude that the process of organizational change, in a competitive setting, depends on the knowledge of the collaborators from the organization. The research also shows evidence of the force of group decision in building the process of learning and reinforces the main characteristics of an ad hoc administration. As alternatives to the multifunctional work, the group that was researched offered a significant number of solutions, assuming different forms of job organization. However, it was clear that the organization needs to stop thinking like a machine and think like a human being, that permanently needs to learn and learn. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6056)Administração (1950)
Este item está licenciado na Creative Commons License