O ensino do esporte através do jogo : análise, possibilidades e desafios na educação física escolar
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
Teaching sports through game practice : analysis, possibilities and challenges in physical education
La enseñanza del deporte por medio del juego : análisis, posibilidades y retos en la educación física escolar
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo como ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas (RS) (N=54) responderam um questionário que abor- dou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. A partir destes, foram identificados seis docentes cuja intervenção tinha características de ensino do esporte pautado pelo jogo. Estes foram sele ...
O objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo como ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas (RS) (N=54) responderam um questionário que abor- dou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. A partir destes, foram identificados seis docentes cuja intervenção tinha características de ensino do esporte pautado pelo jogo. Estes foram selecionados, sendo suas aulas de Educação Física observadas e analisadas. Os resultados mostraram a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação às modalidades coletivas envolvidas no ambiente escolar, ape- sar das limitações estruturais identificadas, como espaço físico e disponibilidade de materiais. ...
Contido em
Pensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiás. Vol. 20, n. 3 (jul./set. 2017), p. 433-445
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências da Saúde (12174)
Este item está licenciado na Creative Commons License


