Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLonghi, Magalí Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-27T06:53:47Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281616pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo sobre a competência socioafetiva empatia (CSAE) de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, são analisados os componentes do sujeito empático a partir da intencionalidade de diálogo nos textos registrados no fórum de uma disciplina. A metodologia foi baseada na abordagem qualitativa-quantitativa através de um estudo de caso com estudantes de pós-graduação de uma universidade pública. Os dados coletados demonstraram que a comunicação empática pode ser percebida nas ferramentas de comunicação do ambiente virtual. O objetivo deste estudo é servir de base para o desenvolvimento de um recurso tecnológico que integra Inteligência Artificial para ajudar os docentes na construção da CSAE em alunos a partir de ambientes virtuais de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a study on the students' socio-affective competence of empathy (SACE) in a virtual learning environment (VLE). Therefore, the empathetic subject components were analyzed based on the dialogue intentionality in texts recorded in the VLE forum. The methodology was based on the qualitative-quantitative approach through a case study with graduate students. The data demonstrated that empathetic subject can be perceived in the communication tools of the VLE. The study aim is to serve as a basis for the development of a technological resource that integrates Artificial Intelligence to help teachers in the SACE construction in students from VLEs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 1 (jul. 2024), p. 13-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpathyen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSocio-affective competenceen
dc.subjectVirtual learning environmentsen
dc.titleA competência socioafetiva empatia de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe students' socio-affective competence empathy in a virtual learning environment en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211464pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples