A competência socioafetiva empatia de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagem
dc.contributor.author | Longhi, Magalí Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Letícia Sophia Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T06:53:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281616 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um estudo sobre a competência socioafetiva empatia (CSAE) de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, são analisados os componentes do sujeito empático a partir da intencionalidade de diálogo nos textos registrados no fórum de uma disciplina. A metodologia foi baseada na abordagem qualitativa-quantitativa através de um estudo de caso com estudantes de pós-graduação de uma universidade pública. Os dados coletados demonstraram que a comunicação empática pode ser percebida nas ferramentas de comunicação do ambiente virtual. O objetivo deste estudo é servir de base para o desenvolvimento de um recurso tecnológico que integra Inteligência Artificial para ajudar os docentes na construção da CSAE em alunos a partir de ambientes virtuais de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a study on the students' socio-affective competence of empathy (SACE) in a virtual learning environment (VLE). Therefore, the empathetic subject components were analyzed based on the dialogue intentionality in texts recorded in the VLE forum. The methodology was based on the qualitative-quantitative approach through a case study with graduate students. The data demonstrated that empathetic subject can be perceived in the communication tools of the VLE. The study aim is to serve as a basis for the development of a technological resource that integrates Artificial Intelligence to help teachers in the SACE construction in students from VLEs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 1 (jul. 2024), p. 13-23 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Empathy | en |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Socio-affective competence | en |
dc.subject | Virtual learning environments | en |
dc.title | A competência socioafetiva empatia de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | The students' socio-affective competence empathy in a virtual learning environment | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211464 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)