A competência socioafetiva empatia de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
The students' socio-affective competence empathy in a virtual learning environment
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a competência socioafetiva empatia (CSAE) de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, são analisados os componentes do sujeito empático a partir da intencionalidade de diálogo nos textos registrados no fórum de uma disciplina. A metodologia foi baseada na abordagem qualitativa-quantitativa através de um estudo de caso com estudantes de pós-graduação de uma universidade pública. Os dados coletados demonstraram que a comunicação empática ...
Este artigo apresenta um estudo sobre a competência socioafetiva empatia (CSAE) de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, são analisados os componentes do sujeito empático a partir da intencionalidade de diálogo nos textos registrados no fórum de uma disciplina. A metodologia foi baseada na abordagem qualitativa-quantitativa através de um estudo de caso com estudantes de pós-graduação de uma universidade pública. Os dados coletados demonstraram que a comunicação empática pode ser percebida nas ferramentas de comunicação do ambiente virtual. O objetivo deste estudo é servir de base para o desenvolvimento de um recurso tecnológico que integra Inteligência Artificial para ajudar os docentes na construção da CSAE em alunos a partir de ambientes virtuais de aprendizagem. ...
Abstract
This article presents a study on the students' socio-affective competence of empathy (SACE) in a virtual learning environment (VLE). Therefore, the empathetic subject components were analyzed based on the dialogue intentionality in texts recorded in the VLE forum. The methodology was based on the qualitative-quantitative approach through a case study with graduate students. The data demonstrated that empathetic subject can be perceived in the communication tools of the VLE. The study aim is to ...
This article presents a study on the students' socio-affective competence of empathy (SACE) in a virtual learning environment (VLE). Therefore, the empathetic subject components were analyzed based on the dialogue intentionality in texts recorded in the VLE forum. The methodology was based on the qualitative-quantitative approach through a case study with graduate students. The data demonstrated that empathetic subject can be perceived in the communication tools of the VLE. The study aim is to serve as a basis for the development of a technological resource that integrates Artificial Intelligence to help teachers in the SACE construction in students from VLEs. ...
Contido em
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 1 (jul. 2024), p. 13-23
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)
Este item está licenciado na Creative Commons License