Matemática dinâmica e o arrastar na aprendizagem de transformações geométricas isométricas com GeoGebra
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho trata de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual investigamos as possibilidades de uso de Tecnologias Digitais em sala de aula, em particular, a matemática dinâmica e os tipos de arrastar no estudo das Transformações Geométricas de Reflexão, Translação e Rotação. A pergunta diretriz sobre a qual esta pesquisa se desenvolveu é: “De que forma o GeoGebra, software de matemática dinâmica, pode auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes sobre as transformações geométricas ...
Este trabalho trata de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual investigamos as possibilidades de uso de Tecnologias Digitais em sala de aula, em particular, a matemática dinâmica e os tipos de arrastar no estudo das Transformações Geométricas de Reflexão, Translação e Rotação. A pergunta diretriz sobre a qual esta pesquisa se desenvolveu é: “De que forma o GeoGebra, software de matemática dinâmica, pode auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes sobre as transformações geométricas do tipo isométricas?”. Na busca por respostas a essa pergunta, pesquisas por trabalhos correlatos foram realizadas, além de estudo teórico para sustentar a pesquisa. Também foram realizados planejamento e análise de atividades dinâmicas, sobre as transformações isométricas. As atividades dinâmicas planejadas, organizadas em cinco encontros, foram aplicadas com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública localizada em Esteio. Podemos considerar que essas atividades auxiliaram os estudantes em seus processos de aprendizagem sobre as transformações geométricas do tipo isométricas, apresentando situações que os incentivaram a realizar explorações, formular e validar conjecturas sobre esse conteúdo. Além de algumas atividades também apresentarem a possibilidade dos estudantes realizarem suas próprias construções, pensando em conjunto com a tecnologia e, dessa maneira, desenvolvendo o seu pensamento matemático. ...
Abstract
This work is qualitative research, in which we investigate the possibilities of using Digital Technologies in the classroom, in particular, dynamic mathematics and the types of dragging in the study of Geometric Transformations of Reflection, Translation and Rotation. The guiding question on which this research was developed is: “How can GeoGebra, dynamic mathematics software, help students’ learning process about isometric geometric transformations?”. In the search for answers to this question ...
This work is qualitative research, in which we investigate the possibilities of using Digital Technologies in the classroom, in particular, dynamic mathematics and the types of dragging in the study of Geometric Transformations of Reflection, Translation and Rotation. The guiding question on which this research was developed is: “How can GeoGebra, dynamic mathematics software, help students’ learning process about isometric geometric transformations?”. In the search for answers to this question, searches for related works were carried out, theoretical study and planning and analysis of dynamic activities, on isometric transformations. The planned dynamic activities, organized in five meetings, were applied with students in the eighth year of elementary school, from a public school located in a metropolitan region, Esteio. We can consider that these activities helped students in their learning processes about isometric geometric transformations, presenting situations that encouraged them to carry out explorations, formulate and validate conjectures about this content. In addition, some activities also present the possibility for students to carry out their own constructions, thinking together with technology and, in this way, developing their mathematical thinking. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License